Busca  
  Idade Moderna   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A chegada dos Europeus

Time & Life Pictures/Getty Images
Os portugueses foram os primeiros a chegar, mas desistiram de colonizar devido à resistência dos nativos

Os primeiros europeus a desembarcar na África do Sul foram os portugueses. Exatamente em 1488, Bartolomeu Dias chegou à região, mas pouco foi o seu contato com os nativos. Em 1497, Vasco da Gama tentou estabelecer um contato mais próximo. Chegou até mesmo a trocar alguns objetos de bronze com os nativos em Mossel. Mas ocorreu um grande conflito entre os portugueses e os nativos: os portugueses, percebendo que a derrota era iminente, construíram um monumento tomando posse para a coroa portuguesa e retiram-se da região do Cabo.

No século XVI, após outro conflito entre nativos e portugueses, que culminou com a morte do vice-rei da Índia, e após a consolidação de outros pontos de reabastecimento para navios na região da foz do Rio Congo e na Ilha de Moçambique, os portugueses desistiram de controlar a região do Cabo, abdicando de sua propriedade.

Com isso, a região do Cabo passou a receber diversas embarcações de outros países, principalmente da Holanda, Inglaterra e França. Contudo, até o século XVII, a região manteve sua autonomia.

Anterior Início Próxima