Busca  
  Idade Moderna   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O domínio inglês


Photos.com/Thinkstock
Jornal de 1896 aborda o conflito entre os ingleses e os boers

Com a política expansionista proposta por Napoleão Bonaparte, a Inglaterra temia que a dominação da Holanda acarretasse também a anexação das colônias holandesas, em especial, o Cabo.

Com medo, os ingleses ocuparam o Cabo em 1795, para garantir o acesso à região. Mas em 1803, por meio do Tratado de Amiens, devolveram-no para a Holanda. Em 1806, Napoleão Bonaparte nomeou seu sobrinho, Luis Bonaparte, rei da Holanda. Temendo perder o acesso à região do Cabo, a Inglaterra anexa-o definitivamente em 1806.

Apesar disso, baseada num ideal liberal, a Inglaterra impõe um novo modelo de gestão no território. Para facilitar o controle, ela criou uma burguesia comercial composta por ingleses e um modelo autônomo de governo, porém, mantinha com esse governo estreitos vínculos comerciais.

Photos.com/Thinkstock
Soldados britânicos rumando para o conflito contra os boers


Além disso, para evitar conflitos com os nativos, a Inglaterra propôs alianças aos chefes nativos. Com esse modelo mais tolerante, a Inglaterra obteve o apoio dos nativos na região e, o mais importante, integrou as comunidades africanas ao modelo capitalista mercantil.

Também devido a esse novo modelo implementado, os boers viram-se em desvantagem frente aos novos concorrentes, pois suas técnicas de produção e plantio eram menos competitivas em um mercado como a Inglaterra. Para que pudessem competir precisariam de mais terras e mais escravos, algo inviável dentro do novo modelo da colônia, uma vez que as melhores terras estavam sob possessão da burguesia inglesa e a escravização de nativos romperia com as alianças formadas entre os chefes nativos e a Inglaterra.

Para tentar fugir desse domínio inglês, alguns boers organizaram uma migração coletiva em busca de novos territórios, os quais poderiam ser organizados de acordo com os ideais afrikaners, livres de qualquer interferência inglesa. Tinha início a Great Trek.

  • Vídeo sobre a Guerra dos Boers

Esse deslocamento populacional gerou diversos conflitos com os povos nativos, mas ficou marcado principalmente pela batalha do Rio Sangrento, quando os trekkers entraram em conflito pela posse de determinados territórios com os zulus. Após saírem vitoriosos, estabeleceram diversos assentamentos e deram início à criação de cidades pautadas em seus ideais e respeitando seus costumes. Contudo, esse desenvolvimento era inaceitável para a Inglaterra, principalmente após a descoberta de jazidas de minerais preciosos. Esse cenário culminou na Guerra dos Boers.

 







Anterior Início Próxima