Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Do kinetoscópio ao cinematógrafo

SSPL via Getty Images
Kinetoscópio, de Thomas Edison
Outro invento muito importante para a criação do cinema foi o kinetoscópio (ou cinetoscópio), criado por Thomas Edison e seu assistente, William Dickson, em 1891, nos Estados Unidos. Para criar o movimento das imagens, a caixa possuía um mecanismo que movimentava os filmes. Esse mecanismo era acionado ao se colocar uma moeda na máquina. Apenas uma pessoa por vez poderia visualizar a sequência de imagem no interior da caixa.

Inspirados nesse aparelho, os irmãos Louis e August Lumière criaram, na França, em 1895, o cinematógrafo. Um único aparelho capturava as imagens, copiava e as projetava. A sequência das imagens projetadas criava a sensação do movimento. Por ser considerado o primeiro aparelho realmente qualificado, foi dado aos irmãos Lumière o crédito de inventores do cinema.

A primeira projeção foi realizada no mesmo ano de sua invenção e aconteceu em um café, em Paris. O filme, cujo título era Empregados deixando a fábrica Lumière, mostrava a saída dos funcionários da empresa da família. Outros filmes foram feitos por eles, alguns que registravam o cotidiano e outros que divulgavam e mostravam o aparelho criado por eles.

SSPL via Getty Images
Cinematógrafo, criação dos irmãos Lumière
SSPL via Getty Images
Irmãos Lumière




Anterior Início Próxima