Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Histórias do Brasil

Há títulos que têm como temática, ou pano de fundo, momentos marcantes da história brasileira. Conheça alguns deles:
 

Guerra de Canudos
 
O filme conta a sangrenta batalha entre os seguidores do beato Antônio Conselheiro (José Wilker) e as tropas do governo, ocorrida no Sertão Nordestino, em Canudos, no final do século XIX. O diretor Sérgio Resende escolheu como protagonistas os membros de uma família fictícia. Quando eles decidem seguir o beato, a filha Luíza (Claudia Abreu) toma outro rumo e acaba se casando com um soldado (Tuca Andrada), que luta contra os fiéis de Antônio Conselheiro.

Ficha Técnica
Guerra de Canudos
(Brasil, 1997)
Direção: Sérgio Resende
Distribuição: Columbia Tristar


Anahy de las Misiones

A história se passa durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), ocorrida no Rio Grande do Sul, na época da Regência (1831-1840). Os revoltosos, conhecidos como farrapos, lutaram contra o governo em defesa de maior autonomia para a Província. Em meio à agitação, surge Anahy (Aracy Esteves), uma mulher forte e corajosa que faz da guerra seu sustento.

Ficha Técnica
Anahy de las Misiones
(Brasil, 1997)
Direção: Sérgio Silva
Distribuição: Europa Filmes


Lamarca

Reconstitui os anos da Ditadura Militar no Brasil com base na vida do capitão Carlos Lamarca (Paulo Betti). O filme conta como foram os dois últimos anos de Lamarca, um oficial que abandonou as forças armadas em 1969 para se tornar um guerrilheiro. Quando toma essa decisão, Lamarca (1937-1971) passa a ser perseguido pelo governo e começa a viver na clandestinidade.

Ficha Técnica
Lamarca
(Brasil, 1994) 
Direção: Sérgio Rezende
Distribuição: Sagres
 
Olga
 
O filme narra à história da judia alemã Olga Benário Prestes (1908-1942). Militante comunista desde jovem, Olga (Camila Morgado) é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá é encarregada de vir ao Brasil e acompanhar Luis Carlos Prestes (Caco Ciocler) na liderança da Intentona Comunista de 1935. Durante a viagem, os dois acabam se apaixonando. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes e deportada pelo governo Vargas à Alemanha nazista. Olga dá à luz a sua filha Anita Leocádia na prisão e depois é levada a um campo de concentração, onde é executada em uma câmara de gás.
 

Ficha Técnica

Olga
(Brasil, 2004)
Direção: Jayme Monjardim
Distribuição: Lumiére

 
Carlota Joaquina, Princesa do Brasil 
 
O título traz a história de Carlota Joaquina (Marieta Severo), infanta espanhola que, aos dez anos de idade, é prometida ao príncipe de Portugal (Marco Nanini) e se decepciona com o futuro marido ao conhecê-lo. Carlota sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder, e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.
 

Ficha Técnica

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
(Brasil, 1995)
Direção: Carla Camurati
Distribuição: Europa Filmes

 
O Que É Isso, Companheiro?
 
Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado (em dezembro de 1968) o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Nesse período, vários estudantes abraçam a luta armada, entrando, na clandestinidade. Em 1969, militantes do MR-8 elaboram um plano para sequestrar o embaixador dos EUA (Alan Arkin) e trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.
 

Ficha Técnica

O Que É Isso, Companheiro?
(Brasil, 1997)
Direção: Bruno Barreto
Distribuição: Miramax Films / Riofilmes

 
Caramuru – A Invenção do Brasil
 
Em 1º de janeiro de 1500 um novo mundo é descoberto pelos europeus, graças a grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. Neste contexto, o jovem pintor Diogo (Selton Mello), que vive em Portugal, é contratado para ilustrar um mapa e acaba enganado pela sedutora Isabelle (Débora Bloch). Como punição, Diogo é deportado na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Mello), embarcação que acaba por naufragar durante a viagem. Por sorte, Diogo se salva e consegue chegar ao litoral brasileiro onde conhece a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga). O romance entre os dois logo aflora e, com o tempo, é temperado com a inclusão da irmã da moça, a índia Moema (Déborah Secco).
 

Ficha Técnica

Caramuru – A Invenção do Brasil
(Brasil, 2001)
Direção: Guel Arraes
Distribuição: Columbia TriStar



Anterior Início Próxima