Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Cenas mundiais

Diversas produções estrangeiras apoiam-se em momentos que marcaram a história mundial. Confira alguns desses títulos:

A Casa dos Espíritos

Filme baseado na obra da escritora chilena Isabel Allende, sobrinha do ex-presidente Salvador Allende, deposto e assassinado pela ditadura de Augusto Pinochet. A obra traça o painel da evolução política e social do Chile, de 1928 a 1973. O foco central da trama mostra a conturbada saga amorosa da família Trueba. Esteban Trueba (Jeremy Irons) é um latifundiário conservador e autoritário. Casa-se com uma mulher sensitiva, Clara (Meryl Streep). Mais tarde, sua filha, Blanca (Winona Ryder), apaixona-se por um empregado, Pedro (Antonio Banderas), que prega o sindicalismo e, por isso, é expulso da fazenda. Com o golpe militar, Pedro é procurado pelo governo e Trueba o ajuda a pedido da filha. Uma obra de arte que mistura política, magia e história.


Ficha Técnica
A Casa dos Espíritos

(The House of The Spirits)
(Alemanha, Dinamarca, Portugal, 1993)
Direção: Bille August
Distribuição: Paris Vídeo



Rapsódia em Agosto

Um norte-americano (Richard Gere) vai ao Japão visitar a terra de sua avó. Nessa viagem, conhece um pouco mais do país, seus costumes e, sobretudo, a velha ferida em seu povo provocada pelas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, os traumas da guerra e o horror causado pela destruição. Mas essas marcas de dor se deixam permear pelo tempo, que faz das relações entre EUA e Japão, hoje, uma associação quase familiar. Ao juntar três gerações de uma família, Kurosawa efetua uma reflexão sobre a história de seu país e de suas relações com o resto do mundo. Sua obra é o lugar em que Oriente e Ocidente se encontram, mostram-se permeáveis um ao outro e esboçam um entendimento que até a metade do século XX parecia improvável.


Ficha Técnica
Rapsódia em Agosto
(Rhapsody in August)
(Japão, 1991)
Direção: Akira Kurosawa
Distribuição: Versátil
 


Michael Collins - O Preço da Liberdade

É contada a história da independência da Irlanda do Sul e dos seis anos de grandes ataques terroristas que precederam o seu desligamento do Império Britânico, em 1922. Collins (Liam Neeson) foi um dos principais líderes da revolta irlandesa contra os britânicos e dos ataques terroristas. Foi também o fundador do Exército Republicano Irlandês (IRA) e comandou as primeiras ações armadas do movimento. Durante a guerra, Collins não envolveu civis em sua campanha armada. Seus alvos eram policiais e militares ingleses. O filme ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza, na Itália.


Ficha Técnica
Michael Collins – O Preço da Liberdade
(Michael Collins)
(EUA, Irlanda, 1996)
Direção: Neil Jordan. Distribuição: Warner



Platoon

O diretor Oliver Stone leva às telas os horrores da Guerra do Vietnã, vistos pelos olhos do jovem recruta Chris (Charlie Sheen), que, recém-chegado ao batalhão norte-americano, alista-se voluntariamente para o combate. Idealista, Chris luta na guerra porque acredita que deve defender seu país, assim como fez seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas a convivência com os demais recrutas e os oficiais que o cercam mina, aos poucos, sua inocência, levando-o a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.


Ficha Técnica
Platoon
(EUA, 1986)
Direção: Oliver Stone
Distribuição: Orion Pictures Corporation / MGM



A Lista de Schindler


História real e emocionante do empresário alemão Oskar Schindler, que, num gesto humanitário de extrema ousadia, salvou a vida de milhares de judeus, ao mesmo tempo em que contava com o apoio dos nazistas. Aparentando desinteresse pela política e fingindo explorar o baixo custo da mão de obra judia, Schindler empregava inocentes que de outra forma morreriam nos campos do Holocausto.


Ficha Técnica
A Lista de Schindler
(EUA, 1993)
Direção: Steven Spielberg
Distribuição: Universal Pictures do Brasil



Coração Valente


O filme épico fala da luta pela liberdade na Escócia. No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson) bem na sua noite de núpcias. Ele resolve então liderar seu povo numa vingança pessoal que acaba deflagrando uma violenta luta pela liberdade do país.


Ficha Técnica
Coração Valente
(Braveheart)
(EUA, 1995)
Direção: Mel Gibson
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation / Paramount Pictures
 


A Insustentável Leveza do Ser 

O médico tcheco Tomas (Daniel Day-Lewis) busca a liberdade sexual como forma de realização interior, até conhecer Tereza (Juliette Binoche), com quem se envolve emocionalmente e acaba se casando. Mesmo assim, Tomas continua praticando sua utopia erótica, em especial com Sabina (Lena Olin). A invasão das tropas soviéticas à Tchecoslováquia em 1968 põe fim à chamada "Primavera de Praga", uma série de reformas democráticas que havia abrandado o comunismo no país, e interrompe a saga erótico-existencialista do casal, que tem dificuldade de se adaptar à nova realidade.


Ficha Técnica
A Insustentável Leveza do Ser
(The Unbearable Lightness of Being)
(EUA, 1988)
Direção: Philip Kaufman
Distribuição: Orion Pictures Corporation


Anterior Início