Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Contos de fadas

Duendes, fadas, monstros, princesas, elfos, bruxas, feiticeiras... Os contos de fadas são mais antigos do que se imagina, perpetuando há milênios o folclore dos povos por meio da tradição oral. A história de Cinderela já era contada na China durante o século IX d.C. Na versão literária, os contos de fadas reinterpretam ou atualizam a formação de valores e os conflitos de poder, mesclando a fantasia com a realidade. Quem não se lembra de ter lido num livro 'Era uma vez...'? No cinema, os contos de fadas ganham cenários, figurinos, atores, imagens em movimento e muitos efeitos especiais. Vamos mergulhar nesse universo?

A Lenda

Para levar a escuridão ao mundo e se tornar rei, O Senhor das Trevas manda os goblins, terríveis monstrinhos, matar um casal de unicórnios. Segundo a lenda, enquanto os unicórnios habitarem a Terra, o mal não tocará os puros de coração. Os goblins conseguem matar um deles, arrancando seu chifre. Resultado: o inverno invade a floresta, mas a luz do Sol ainda se mantém intacta. A princesa do Mundo da Luz e um jovem corajoso habitante da floresta têm a missão de proteger o unicórnio sobrevivente e destruir o Senhor das Trevas.


Ficha Técnica
A Lenda
(Legend)
(Inglaterra, 1985)
Direção: Ridley Scott
Distribuição: Flashback


Willow na Terra da Magia


O mundo mágico dos contos de fadas também se passa na floresta. Willow, um pequeno fazendeiro da Terra dos Anões, torna-se o guardião de um bebê, que, segundo a profecia, deverá destruir a bruxa má. A feiticeira tenta matar a criança protegida por Willow, por seus companheiros de aldeia, por fadas e por duendes da floresta. A história fica mais emocionante quando acontece o duelo entre a fada boa e a bruxa má.


Ficha Técnica
Willow na Terra da Magia
(Willow)
(EUA, 1988)
Direção: Ron Howard
Distribuição: LK-Tel Vídeo/Columbia




Labirinto - A Magia do Tempo


Um menino é raptado por duendes a pedido de sua irmã adolescente. Arrependida, a garota tenta resgatá-lo no castelo de Jareth, o rei dos duendes. Mas, para fazer isso, terá de atravessar o labirinto, um mundo mágico e hipnotizante, de ininterruptas saídas cheias de feitiço, truques e armadilhas, em que encantadoras criaturas travessas aparecem e desaparecem por todos os cantos.


Ficha Técnica
Labirinto - A Magia do Tempo
(Labyrinth)
(EUA, 1986)
Direção: Jim Henson
Distribuição: Mundial


O Feitiço de Áquila

Na Europa do século XII, em plena Idade Média, o Bispo de Áquila descobre que sua amada, a bela Isabeau, está apaixonada pelo cavaleiro Etienne Navarre. Possuído de ciúme e raiva, Áquila lança uma maldição sobre o casal: de dia ela sempre será um falcão e de noite Navarre transforma-se em lobo. Assim, os dois estarão sempre juntos, mas sem poder concretizar seu amor. O único momento em que se veem é durante os poucos instantes do crepúsculo, mas o ladrão Phillipe Gastón decide ajudá-los a desvendar o segredo que pode quebrar o encantamento.


Ficha Técnica
O Feitiço de Áquila
(Ladyhawke)
(EUA, 1985)
Diretor: Richard Donner
Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation / Warner Bros.



A Companhia dos Lobos 

Rosaleen é uma menina inteligente e de imaginação fértil. Sua curiosidade aumenta à medida que sua avó lhe conta histórias de lobisomens e dos perigos da floresta. Em plena puberdade, Rosaleen começa a ter sonhos que a transportam para o mundo de florestas encantadas, lobos e lobisomens. Os contos da avó alertam sobre monstros fantásticos que se escondem dentro de homens belos de sobrancelhas fartas e olhar ardente, e sobre o destino infeliz de jovens donzelas que se perdem nas trilhas da floresta. Nesse mundo lendário, ela fica sabendo que sua única irmã foi morta por um lobo. Quanto mais escuta as histórias de sua avó, os sonhos de Rosaleen se intensificam e ela quer descobrir o seu próprio caminho. Aclamado pela crítica como um dos melhores filmes do gênero fantástico, é uma sofisticada releitura da fábula Chapeuzinho Vermelho.


Ficha Técnica
A Companhia dos Lobos
(The Company of Wolves)

(EUA, 1984)
Diretor: Neil Jordan
Distribuidora: Cannon Films / U.G.C. Worldwide Distribution


Anterior Início Próxima