Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Desenhos animados

O mundo mágico dos desenhos animados está por toda a parte: EUA, Japão, Europa, Austrália, Brasil. Dos antigos Popeye e Betty Boop, em preto e branco, aos novos personagens intergalácticos e animes (desenhos japoneses), o desenho animado é, tradicionalmente, uma técnica audiovisual que filma, quadro a quadro, cenas desenhadas ou pintadas em folhas de plástico transparente. Hoje em dia, a maioria dos desenhos animados é feita por computação gráfica. É o caso de Cassiopeia, produção brasileira de 1996.


Cassiopeia - O Filme

Primeiro longa-metragem nacional totalmente produzido com recursos de computação gráfica, teve como concorrente o norte-americano Toy Story, lançado um ano antes. O filme conta a história dos habitantes de Ateneia, pequeno planeta da constelação de Cassiopeia. Todos vivem em harmonia, mas um dia, quando terríveis invasores começam a sugar a energia vital do Sol, o planeta entra em crise. As mensagens de socorro enviadas a outros planetas são interceptadas pelo vilão Shadowseat, mas o cientista Leonardo e a astrônoma Lisa ajudam os heróis Feel, Thot, Chop e Chip a evitar a destruição de Ateneia.


Ficha Técnica
Cassiopeia - O Filme
(Brasil, 1996)
Direção: Clóvis Vieira
Distribuição: PlayArte Films


Fantasia

Produzido em 1940 pelos Estúdios Disney, foi relançado nos cinemas e rebatizado de Fantasia 2000. Considerado um marco na história dos desenhos, Fantasia mistura animação, efeitos especiais e música clássica. As sequências em que apenas cores, sombras e luzes se movimentam sincronizadas com o som, por exemplo, não eram muito comuns nos desenhos animados da época. Menos ainda um desenho animado com música clássica. Um de seus personagens principais, Mickey, aparece nas duas versões do filme como o aprendiz de feiticeiro. A orquestra também é uma personagem e protagoniza a primeira sequência: uma brincadeira com as imagens dos instrumentos no compasso da Tocata e Fuga em Ré Menor, de Johann Sebastian Bach.

Ficha Técnica
Fantasia
(Fantasy)
(EUA, 1940)
Direção: Estúdios Disney
Distribuição: Abril Vídeo



Meu Amigo Totoro

Para quem quer conhecer produções de outros continentes, vale a pena assistir a esse desenho japonês. O filme conta a história de duas meninas, Satsuki e Mei, que, para ficarem perto do hospital onde a mãe está internada, vão morar com o pai. Assim que se mudam, as duas irmãs descobrem Totoro, uma animada criatura que as leva para um passeio pela natureza. Totoro é acompanhado por um gatinho em forma de ônibus, que dá carona para as meninas até o hospital.

Ficha Técnica
Meu Amigo Totoro
(My Neighbor Totoro)
(Japão, 1988)
Direção: Hayao Miyazaki
Distribuição: Cartoon



Asterix e a Surpresa de César

No único povoado do Império Romano, Obelix se apaixona por Falbalá, noiva de Tragicomix. No entanto, os noivos são raptados pelos romanos e enviados à legião estrangeira no deserto do Saara. Em seguida, são capturados por mercadores de escravos e oferecidos aos leões durante os jogos do Coliseu. Para salvar o casal, Asterix e Obelix colocam o Império Romano de cabeça para baixo. Depois de uma desastrada passagem como recrutas do exército romano, os dois heróis chegam a Roma e acabam por bagunçar completamente as lutas no Coliseu, na presença do imperador César. O desenho, francês, também foi lançado com o selo América Kids, como Asterix Versus César.

Ficha Técnica
Asterix e a Surpresa de César
(Astérix et la Surprise de César)
(França, 1985)
Direção: Paul Brizzi e Gaëtan Brizzi
Distribuição: Pole Vídeo


Ratatouille

O rato Remy sonha tornar-se um grande chef, mesmo contra a vontade de sua família. Por ser um rato, ele provoca fobia nas pessoas e sempre termina sendo expulso das cozinhas que visita. Quando o destino o leva a Paris, Remy se vê bem embaixo do famoso restaurante do seu herói culinário, Auguste Gusteau. Apesar dos perigos, ele decide visitar a cozinha e termina formando uma parceria com Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Escondido sob o chapéu de Linguini, Remy indica o que ele deve usar ao cozinhar. Os novos pratos, deliciosos, atraem cada vez mais clientes. Mas Remy se sente dividido entre seguir seu sonho profissional e voltar às suas origens. A única saída é aceitar o que realmente é: um rato que deseja ser chefe de cozinha.


Ficha técnica
Ratatouille
(Ratatouille)
(EUA, 2007)
Direção: Brad Bird
Distribuição: Walt Disney Company / Buena Vista International


O Rei Leão

O desenho conta a trajetória de Simba, filho do Rei Mufasa e da rainha Sarabi. Apresentado como herdeiro do trono, o recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki. Porém, ao crescer Simba é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, que planeja livrar-se do sobrinho e assumir o poder. A inesperada morte de Mufasa e as armadilhas de Scar levam Simba a uma jornada heroica em busca do autoconhecimento. Ele conhece Timão e Pumba e aprende a levar uma vida mais livre e divertida. Durante esse período, amadurece e decide seguir o seu destino: voltar para a Terra do Rei e enfrentar os desafios que o esperam.


Ficha técnica
O Rei Leão
(The Lion King)

(EUA, 1994)
Direção: Roger Allers, Rob Minkoff
Distribuidora: Buena Vista Pictures


Anterior Início Próxima