Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Ficção científica

Cenários futuristas, androides, espaçonaves, duelos com espadas de raio laser, seres vindos de outros planetas, viagens interplanetárias... Tudo isso é possível nos filmes de ficção científica. Do foguete – feito de papelão – do clássico Viagem à Lua (1902), de George Méliès, aos robôs humanizados de Blade Runner – O Caçador de Androides (1982), de Ridley Scott, a ficção científica no cinema evoluiu junto com o desenvolvimento do aparato tecnológico. Os novos recursos tornaram possível o uso de efeitos especiais cada vez mais aprimorados para materializar em imagens universos antes exclusivos da literatura. Vamos embarcar nessa viagem?



Tron - Uma Odisseia Eletrônica


Um especialista em videogames é sugado para dentro do computador. Lá terá de lutar com o furioso Sark, um programa de computador poderoso que quer dominar o mundo da informática. Até encontrar um jeito de sair de dentro da máquina e voltar à condição humana, terá a ajuda do guerreiro Tron e da bela Yori. Os efeitos especiais são o ponto forte do filme: grandes cenários tridimensionais cortados por veículos futuristas, lembrando os jogos de videogame. Esse filme marca o ingresso dos efeitos especiais computadorizados no cinema.

Ficha Técnica
Tron - Uma Odisseia Eletrônica
(Tron)
(EUA, 1982)
Direção: Steven Lisberger
Distribuição: Buena Vista



Blade Runner - O Caçador de Androides


O filme foi considerado pelos críticos um dos melhores da década de 1980. Seu sucesso deve-se não apenas aos efeitos especiais, mas à direção, ao atores, ao roteiro e à trilha sonora eletrônica, elaborada pelo músico Vangelis. A história, baseada na obra de Phillip K. Dick, acontece no ano 2020, em Los Angeles, EUA. Milhões de pessoas vão para outros planetas, fugindo das cidades superlotadas com edifícios de centenas de andares. A engenharia genética é a indústria que mais se desenvolveu na Terra, produzindo cópias idênticas de seres humanos, os chamados 'replicantes'. Rick Deckard, ex-policial blade runner perito em caçar androides, é contratado para eliminar quatro deles, que voltaram a Terra para exigir vida mais longa a seu criador.

Ficha Técnica
Blade Runner - O Caçador de Androides
(Blade Runner)
(EUA, 1982)
Direção: Ridley Scott
Distribuição: Warner


Perdidos no Espaço


O filme mostra a Terra no ano 2010. Nessa época, os cientistas descobrem que os seres humanos só poderão habitar o nosso planeta por mais 20 anos. Por isso, uma família de colonizadores, os Robinsons, viaja pelo espaço com o objetivo de descobrir planetas habitáveis. Mas um problema acontece no meio do caminho: a espaçonave é sabotada por um passageiro clandestino, o medroso Dr. Smith. Resultado: a nave fica perdida no espaço e passa a viajar em direção ao Sol. A família luta para redescobrir o caminho para casa, enfrentando perigos no espaço. O filme é uma versão cinematográfica da série dos anos 1960, que leva o mesmo nome.


Ficha Técnica
Perdidos no Espaço
(Lost in Space)
(EUA, 1998)
Direção: Stephen Hopkins
Distribuição: Warner



E.T. – O Extraterrestre


Uma noite o menino Elliott ouve barulhos estranhos na garagem de sua casa. Mesmo com medo, Elliott, que vive com a mãe, o irmão mais velho e a irmã pequena, decide investigar o que está provocando os ruídos e tem uma grande surpresa: encontra um extraterrestre. Depois do susto inicial, o garoto e o alienígena começam a fazer contato e acabam tornando-se amigos. Mas E.T., como foi apelidado, precisa voltar a seu planeta natal, a três milhões de anos-luz da Terra. Elliott e seus irmãos têm como missão ajudá-lo, protegendo-o de todas as maneiras para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Para isso, os garotos terão de enfrentar os agentes federais, que estão atrás do alienígena.


Ficha Técnica
E.T. - O Extraterrestre
(E.T. - The Extra-terrestrial)
(EUA, 1982)
Direção: Steven Spielberg
Distribuição: Universal Pictures Brasil



Alien – O Oitavo Passageiro


Uma gigantesca nave de transporte, chamada Nostromo, é pilotada automaticamente enquanto seus sete tripulantes viajam em hibernação induzida de volta à Terra. Durante a viagem, a tripulação é cuidada por um computador central chamado de 'mãe', que protege e alimenta os viajantes. Tudo estava programado para que os astronautas só acordassem quando estivessem próximos da Terra, mas em certo ponto os tripulantes são despertados para atender a um sinal de emergência: um asteroide estaria próximo de sua rota. Ao efetuar o pouso, os astronautas descobrem que o sinal era de perigo e não de S.O.S., como imaginavam. O planeta é habitado por uma criatura monstruosa e incrivelmente forte – o alien –, que infiltra-se a bordo e instala o horror entre a tripulação. Todos são mortos, menos a tenente Ellen Ripley, que terá de lutar para garantir sua sobrevivência. Alien é um clássico da ficção científica, que deu origem a mais três sequências: Aliens – O Resgate, Alien 3 e Alien – A Ressureição.


Ficha Técnica
Alien – O Oitavo Passageiro
(Alien)
(EUA, 1979)
Direção: Ridley Scott
Distribuição: Fox Vídeo



Guerra nas Estrelas


Um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema, foi o primeiro filme a se tornar um fenômeno cultural propriamente dito. Após exterminar os cavaleiros Jedi, o Império governa a galáxia com punho de ferro. Na busca de uma saída, um pequeno grupo de rebeldes rouba os planos secretos de construção da mais temível e poderosa arma imperial, a estação espacial de batalha Estrela da Morte, com capacidade para destruir um planeta. O mais fiel súdito do Imperador, Darth Vader, deve encontrar os planos e localizar a base rebelde escondida. A princesa Leia Organa, uma líder rebelde capturada, envia uma mensagem de ajuda, que é interceptada pelo simples fazendeiro Luke Skywalker. Luke une-se então aos cavaleiros Jedi e a Hans Solo, um mercenário, e junto a membros da resistência dá início às batalhas intergalácticas contra o Império.


Ficha Técnica
(Star Wars)
EUA, 1977
Direção: George Lucas
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation


Anterior Início