Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Profissão astronauta


Parece sonho, mas voar pelo espaço, flutuar em naves e ver o planeta Terra de longe pode ser a profissão de muitas pessoas. Ser astronauta na verdade é muito mais que isso e requer muito estudo e dedicação. ‘Astronauta’ significa viajante espacial, mas além das viagens ele tem que estar preparado para diversas funções administrativas e políticas relacionadas ao Programa Espacial. O astronauta pode comandar, pilotar ou apenas servir de tripulação nas missões espaciais. Atualmente, também existe o ‘astronauta comercial’, que não está ligado aos programas espaciais do governo, e sim participa de voos espaciais patrocinados por empresas privadas. É o primeiro passo para que no futuro exista o turismo espacial – imagine só ir para a Lua nas próximas férias!

Astronauta verde e amarelo
Marcus Pontes, primeiro e por enquanto único astronauta do Brasil


Em 2006, o Brasil conseguiu enviar o primeiro astronauta brasileiro, Marcus Pontes, ao espaço com a Missão Centenário. O nome da missão faz alusão aos cem anos do primeiro voo do 14 Bis de Santos Dummond. A Missão Centenário foi realizada por um acordo entre a AEB e a Agência Espacial da Federação Russa. Marcus Pontes ficou com outros astronautas durante 8 dias na ISS e pôde realizar vários experimentos científicos para entender melhor como as coisas se comportam com a microgravidade. Por mais que nosso astronauta não tenha participado das etapas de construção da ISS, o Programa Espacial Brasileiro foi muito divulgado devido a essa missão.


O termo ‘microgravidade’ é aplicado quando há a ausência de peso, algo característico de quando as naves estão no espaço. Esse termo é mais apropriado do que ‘gravidade zero’ porque, na verdade, quando os astronautas estão nas naves, lá ainda existe gravidade, apesar de ser muito baixa e permitir que eles flutuem no ar.



Como ser um astronauta?

Se você quer ser um astronauta, saiba que primeiro tem que estudar – e muito! É obrigatório ter uma faculdade – normalmente os astronautas são formados em cursos de exatas (como Matemática, Física, Engenharia) ou até de biológicas. As notas na faculdade devem ser excelentes, e se tiver feito cursos como Astronomia, piloto de avião, mergulho e outros, a pessoa tem mais chances.


Atualmente, existem faculdades que têm um curso de graduação só de Astronomia. Saiba mais sobre a carreira de astrônomo.


Para ser astronauta também é necessário o trabalho em grupo. Pessoas que têm facilidade de se relacionar com os outros também ganham um ponto positivo. É imprescindível saber mais de uma língua, pelo menos a nativa (no nosso caso, o português) e o inglês. A idade média que a Nasa estipula para uma pessoa se tornar um astronauta é entre 25 e 45 anos, e pessoas muito altas têm dificuldade para seguir a profissão – isso porque o espaço das naves geralmente é reduzido; portanto, se você quando adulto passar de 1,90 m, é melhor procurar outra ocupação. Também é preciso muito condicionamento físico e, claro, não beber, fumar ou usar drogas.


Anterior Início Próxima