Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Corrida espacial

Buzz Aldrin e Neil Armstrong foram os primeiros homens a pisar na Lua
Por mais que pareça nome de jogo de videogame, a corrida espacial foi um episódio muito importante na história mundial. No final da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética (URSS, atual Rússia) e os Estados Unidos estavam competindo quem iria conseguir conquistar o espaço primeiro.

A URSS conseguiu dar um passo significativo, que foi colocar o primeiro satélite artificial, o Sputnik I, em órbita. Porém, quem levou essa corrida mesmo foi os Estados Unidos, que no dia 20 de julho de 1969 fez com que o primeiro pouso na Lua acontecesse com a espaçonave Apolo 11. Neil Armstrong, que foi o primeiro homem a pousar na Lua, disse uma frase que ficaria marcada para sempre: “É um pequeno passo para o homem, mas uma grande realização para a humanidade.”

Saiba mais sobre a Corrida Espacial


Estação Espacial Internacional (ISS)



Passada a competição dos países pelo espaço, os Estados Unidos, a Rússia e mais outras nações (inclusive o Brasil) resolveram se juntar para construir uma Estação Espacial Internacional (ISS, do inglês, International Space Station), para que haja uma presença humana permanente no espaço, e até quem sabe um dia seja utilizada para o turismo. A Nasa ficou responsável pela coordenação do projeto, que teve início oficialmente em 1998, com a montagem da estação em órbita. Foram precisas 159 missões com ônibus espaciais e cerca de 100 bilhões de dólares para concluir a estação, que foi finalizada oficialmente em maio de 2011.

Frota da NASA, o ônibus espacial (Space Shuttle) teve o seu primeiro lançamento em 12 de abril de 1981. Ao longo de sua história, com 30 anos de missões, começando com o Columbia e em continuidade com o Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour, a nave levou astronautas ao espaço para reparos técnicos em equipamentos, como o telescópio espacial Hublle e outros satélites, além de equipamentos e peças para a construção da Estação Espacial Internacional. Em 1º de fevereiro de 2003, durante sua reentrada na atmosfera terrestre, o ônibus espacial Columbia se desintegrou sobre o Texas e Louisiana, resultando na morte de todos os tripulantes. A missão do ônibus espacial foi encerrada em 21 de julho de 2011, onde o ônibus Atlantis retornou para sua base no centro espacial da NASA, na Flórida.


Programa Espacial Brasileiro


Na década de 1970, o Brasil criou um grupo de estudos voltados para o espaço, que deu origem ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mais tarde, em 1994, formou-se a Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que ficou responsável pelo Programa Espacial Brasileiro. Mas na verdade, o Programa começou antes da própria AEB, em 1979. O Programa Espacial Brasileiro conta com uma equipe de cientistas, militares, engenheiros e outros profissionais que têm o mesmo objetivo: explorar o espaço. Até agora foram lançados três satélites que estão em órbita, mas existem outros em desenvolvimento. O lançamento de foguetes também está no interesse do nosso Programa, porém nenhum ainda foi bem-sucedido.

Veja o infográfico para entender melhor o Programa Espacial Brasileiro.





Anterior Início Próxima