Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Dicas para fotografar II

Alguns cuidados

O equilíbrio entre as linhas valoriza a imagem
Todos os elementos de uma foto têm importância. Por isso, tome cuidado para que cores vibrantes, linhas ou objetos não tomem a vez do foco principal e tornem a sua imagem poluída.

Sempre deixe alguma folga nas margens da foto para evitar o corte de elementos importantes, como a cabeça e as pernas de uma pessoa.

Esteja atento às linhas ao redor do motivo:  em uma paisagem, por exemplo, você pode equilibrar linhas horizontais (rios, campos), verticais (árvores) e sinuosas (montanhas). Elas criam perspectiva e aumentam a sensação de profundidade.

Para evitar que a imagem saia tremida ou borrada, mantenha a máquina firme. Recomenda-se respirar fundo, segurar o ar nos pulmões e só então acionar o botão de disparo.

Retratos

Em retratos, a câmera deve acompanhar o ângulo de 'visão' da situação registrada
Se a ideia for capturar um retrato, não tenha medo de chegar perto. Nesses casos, é muito mais válido realçar detalhes como sobrancelhas e olhos do que fotografar a pessoa em meio ao nada.

Caso o ambiente tenha pouca luz e o uso do flash seja necessário, evite que a pessoa fotografada esteja olhando diretamente para a lente da câmera, o que causaria o famoso olhar avermelhado. O ideal é que a pessoa esteja levemente de lado.

Valorize também a altura de quem será fotografado. No caso de uma criança, por exemplo, recomenda-se ficar de joelhos ou sentar-se no chão.

Ouse, experimente

O segredo da fotografia está justamente no erro e no acerto. Por isso, experimente. Se julgar que o momento é importante, o ideal é fazer várias imagens para garantir, pelo menos, uma boa recordação da ocasião no seu álbum de fotos.

"Se um dia passasse e eu não fizesse nada relacionado à fotografia, seria como se eu estivesse negligenciando alguma coisa essencial à minha existência, como se eu esquecesse de acordar." Richard Avedon.



Anterior Início