Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Batatas para carimbar

Existem muitos tipos de gravura, mas o princípio é um só: o mesmo do carimbo. Consiste em fazer a imagem numa matriz, dar-lhe uma demão de tinta e, depois, pressioná-la sobre uma folha de papel ou outra superfície plana. Assim, essa técnica permite fazer várias cópias de uma mesma imagem.
Para ser iniciado na arte da gravura, você irá fazer um carimbo em alto-relevo e com um material fácil de escavar: uma batata.
  • Corte uma batata grande ao meio, longitudinalmente. Com uma faca sem serra, risque uma imagem na face plana da batata cortada. Depois, vá cavucando para retirar da batata o que você não quer que apareça na imagem ou que fique branco/sem pigmento.

  • Num pires, prepare um pouco de tinta. Pode ser guache diluído em água ou tinta nanquim. Separe várias folhas de papel sulfite. Você pode recortar pedaços mais ou menos do tamanho do seu carimbo ou usar uma folha grande para carimbar várias vezes, fazendo uma composição.

  • Molhe a batata no pires e deixe que ela absorva a tinta por alguns instantes. Depois, levante a batata, deixe escorrer o excesso de tinta e comece a fazer seus carimbos sobre o papel.



Anterior Início Próxima