Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Xilogravura, gravura em metal e litogravura

Xilogravura

Xilogravura sem título, de Osvaldo Goeldi

E
sta foi a primeira técnica de gravura surgida no Ocidente, no século XIII. É a mais simples de todas: você precisa apenas desbastar da matriz de madeira as áreas que não quer imprimir, usando os instrumentos cortantes adequados, geralmente goivas (instrumento de metal com ponta cortante, próprio para desbastar madeira e desenhar sobre ela). É fácil reconhecer a matriz de madeira de uma gravura pelos veios que ela deixa entre as figuras.

Você sabia?
Quem inventou a técnica da gravura foram os chineses, por volta do ano 200. Durante a dinastia Han, eles faziam selos para autenticar documentos e usavam pequenas peças planas de jade, ouro, prata ou marfim, que tinham ideogramas em baixo relevo. Cobertas de uma tinta vermelha e pressionadas sobre papel, faziam aparecer os ideogramas em branco. As primeiras impressões encontradas retratam a imagem de Buda.



Gravura em metal

Esta técnica utiliza chapas de cobre ou outros metais como matriz. A gravação pode ser feita diretamente na placa, com instrumentos como o buril e a ponta-seca, ou pela corrosão com ácidos. Geralmente, a gravura em metal é usada para reproduzir desenhos de linhas finas e texturas.

Litogravura

Fique por dentro!
Os japoneses foram mestres na arte das gravuras. Paisagens coloridas retratando cidades como Tóquio, tornaram-se símbolos do país. No final do século XIX, a técnica influenciou artistas como Van Gogh, que se encantou com essa arte.
A gravura em pedra é baseada no princípio químico de que água e óleo não se misturam.

Utiliza-se como matriz uma pedra calcária, tratada e alisada por um bom tempo. Depois, um desenho é feito sobre ela com um lápis especial, à base de resíduos gordurosos. Em seguida, a pedra é umedecida e aplica-se tinta sobre ela. Essa tinta só vai se fixar sobre a imagem desenhada.


Litografia colorida de Rauschenberg
Albrecht Dürer - São Jerônimo em seu estudo, 1514, gravura em metal

Glossário:
Buril
: utensílio para fazer gravações.
Ponta-seca: instrumento de ponta afiada para fazer sulcos no metal. 


Anterior Início Próxima