Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Os humanos já conseguiram produzir um material semelhante?


Há 50 anos, o pesquisador Wallace Carothers, da empresa de biotecnologia norte-americana DuPont, inspirou-se na teia da aranha para criar o náilon – primeiro polímero de cadeia longa produzido pelo homem. O fio de náilon suporta apenas 20% de estiramento, enquanto o fio de seda da aranha pode ser esticado
, sem se quebrar, até 30% ou 40% de seu comprimento inicial. Apesar de não ter desenvolvido um fio tão resistente e elástico quanto o da aranha, a DuPont não desistiu: nos anos 1970, a empresa criou o Kevlar, uma fibra muito resistente utilizada em coletes a prova de bala, porém ainda não tão resistente quanto a teia de aranha.

Você sabia?

A palavra aranha tem origem grega, aracne, e uma explicação mitológica. Aracne era uma jovem tecelã que vivia na Lídia, em uma região da Ásia Menor chamada Meônia. Seu trabalho era perfeito e ela era muito elogiada em todas as cidades. Orgulhosa, desafiou a própria deusa do artesanato, Atena, para ver quem tecia melhor; depois, arrependida, tentou se matar. Atena, com pena, transformou a jovem tecelã em uma aranha, presa à sua teia por toda a eternidade.


Anterior Início Próxima