Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Museus brasileiros

Os museus brasileiros ainda estão descobrindo as possibilidades que a internet oferece. Muitos se limitam a colocar na rede apenas as informações disponíveis em folhetos. Mas, para sorte dos usuários, há outros que disponibilizam seus acervos em seus portais; alguns deles, auxiliados pela lei Rouanet – Lei de incentivo à cultura.

O museu virtual ou interativo foi criado a partir de uma reestruturação sobre seus conceitos, proporcionando uma nova 'cara', transpassando algo mais 'vivo', mais ativo, possível para todas as classes sociais, inclusive pessoas portadoras de necessidades especiais.


Francês
Inglês
Espanhol
Português
       



   


Museu Virtual de Arte Brasileira


Antônio Dias, Arcângello Ianelli, Cláudio Tozzi, Iberê Camargo, Rubens Gershman e Siron Franco. Estes são apenas alguns dos artistas que integram o Museu Virtual de Arte Brasileira, patrocinado pela Petrobrás e pelo Ministério da Cultura. O museu foi fundado em 1996 e recebe o apoio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. O projeto ainda oferece textos sobre ciência e arte, e links para visitação virtual a instituições artísticas da América Latina.



Museu de Arte Contemporânea da USP


Além de informações sobre o museu e suas exposições, o usuário encontra, no link 'Projetos', um interessante roteiro de visita virtual ao acervo do museu. O projeto "Arte do Século XX – Visitando o MAC na Web" oferece textos e imagens sobre as principais correntes artísticas do século 20, tendo em vista uma inclusão socioeducativa e cultural, aproximando a população socialmente excluída do universo das Artes Visuais.

Para fazer uma visita virtual, é só clicar em 'Museu' na página principal do portal.




Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro


Formado inicialmente ao longo dos anos 1940 e 1950 por meio de inúmeras colaborações, o acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro abriga uma das mais importantes coleções de arte do século 20 do país. Contendo obras de diversas vanguardas nacionais e internacionais, como o Cubismo, Futurismo, Surrealismo, Dadaísmo, entre outros. Além de informações sobre a história, o acervo e a programação do museu, o site apresenta uma galeria virtual onde o internauta pode conhecer as obras e exposições em tempo real.





Museu de Arte Contemporânea de Niterói>


O prédio do MAC de Niterói, projetado por Bruno Contarini, aluno de Oscar Niemeyer, é o primeiro espetáculo convidativo para os visitantes. O acervo é composto por obras da coleção do empresário João Sattamini e outras doadas por artistas que lá expuseram sua arte. O museu apresenta a consolidação da arte abstrata no país, retratada nos últimos cinquenta anos abrigando vanguardas como o concretismo, o neoconcretismo, a abstração informal, o experimentalismo da década de 1970 – resistente à ditadura e ao período pós-ditadura dos anos 1980, arte que ganhou novos ares com a liberdade de expressão, servindo como base até os dias atuais. O site da instituição fornece  ao visitante, além de obras históricas, informações sobre as plantas arquitetônicas dessa bela estrutura de quatro pavimentos construída em frente à Baía de Guanabara.





Memorial da América Latina


Morada de manifestações das artes e da ciência, o Memorial da América Latina, criado em 1989, é mais um dos grandes espaços projetados por Oscar Niemeyer para bem guardar trabalhos de toda a América Latina. Sua instituição segue o seguinte ideal: “Solidariedade e união latino-americana,... por um continente livre e fraterno”, buscando um estreitamento das relações socioculturais, políticas e econômicas do Brasil com os demais países.

Faça uma visita virtual por grande parte do museu.





Anterior Início Próxima