Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Mais museus pelo Brasil

O formato de museu que conhecemos teve sua origem na Itália renascentista, baseado nos ideias humanistas de cultivar e expor arquivos históricos, artísticos e científicos, na maioria das vezes de
valor cultural.   
                                   
                                                            
 
Francês
Inglês
Espanhol
Português






 
Museu de Arte Moderna de São Paulo

Fundado em 1948, foi criado com o objetivo de colecionar, estudar, incentivar e propagar a arte moderna e contemporânea brasileira, tornando-a acessível ao maior número de pessoas possível.

O Museu é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, e está entre os mais importantes museus da América Latina. Sua coleção guarda mais de 5 mil obras, reunindo artistas entre os mais expressivos da arte moderna e contemporânea.
A cada dois anos o MAM promove “O Panorama da Arte Brasileira”, evento que se fez um dos mais importantes e mais tradicionais do país.







Museu da Língua Portuguesa

Inaugurado em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa é um modelo de espaço interativo, onde o espectador embarca em um ambiente planejado para sua interação com o tema exposto.

Todo restaurado e adaptado, o prédio da Estação da Luz é palco para esse projeto inovador e arrojado, de 'renascimento' e reestruturação, sobre o ideal de um novo museu, mas cativante e convidativo.


O Museu da Língua Portuguesa apresenta também, o projeto “Dengo: um museu para todos” juntamente com o
Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), abrindo portas para pessoas que por algum motivo temporário ou permanente estariam impossibilitadas de visitar as instalações do Museu.




Pinacoteca de São Paulo

Com mais de cem anos de existência, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é tida como a mais antiga da cidade e vista como uma das mais importantes do país, contendo em seu acervo obras dos maiores nomes da arte brasileira do século 19.
Reformado em 1970, não só o prédio, mas o museu como um todo, ganhou novos ares, abrindo espaço, pouco a pouco, para obras contemporâneas.


Atualmente, a Pinacoteca inspira-se nos seguintes fundamentos: “... educar o olhar e sensibilizar o espírito, criando as condições indispensáveis para o exercício completo da cidadania”.
Pensando-se de tal maneira, foi criado o Núcleo de Ação Educativa em 2002, que consiste em trazer para o museu principalmente o público que não fazia parte desse universo cultural, usando o acervo do museu como fonte de conteúdo histórico e educacional
.

Faça  uma visita virtual à Pinacoteca.





Museu Oscar Niemeyer

De sede das secretarias de Estado do Paraná a museu. Essa transformação ocorreu em 2002, com o privilégio de ter sido toda projetada por Oscar Niemeyer, a quem foi dado o nome do museu como homenagem.

Os espaços foram readaptados e servem como modelo de 'novo museu': convidativo, local onde o visitante interage com a obra, visando principalmente ao incentivo à cultura por meio das artes.

Fazendo uso da “arte como instrumento de educação”, a instituição busca ultrapassar conceitos, prevendo uma participação ativa do público e criando um núcleo de formação. Seu acervo também dispõe de documentação e pesquisa (material didático), disponível ao público
.

Saiba mais sobre o maior arquiteto brasileiro, autor de grande parte das construções expostas na matéria,Oscar Niemeyer.



Dica de roteiro – Museus de Arte no Brasil
Site que apresenta grande parte dos museus brasileiros. Contendo links que levam direto aos sites dos museus.



Você sabia?

Que o primeiro museu brasileiro foi construído em 1818 graças à contribuição da Missão Francesa. O crítico de arte Joachim Lebreton chefiou a vinda de obras ao Rio de Janeiro dois anos antes, aumentando a necessidade da criação de um espaço para acomodá-las. Autorizado pelo vice-rei Luiz de Vasconcelos, foi construído o Museu de História Natural, que atualmente se chama apenas Museu Nacional.



Anterior Início Próxima