Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Produtores, consumidores e decompositores

Os seres vivos que compõem um ecossistema são denominados componentes bióticos e seu conjunto é denominado biota ou biocenose. Eles se organizam em três categorias: produtores, consumidores e decompositores.

As plantas são a base da cadeia alimentar
Produtores ou autótrofos

Os produtores ou autótrofos são organismos capazes de fabricar seu próprio alimento. Na natureza, os principais produtores são as plantas e as algas. As substâncias que esses seres vivos produzem por meio da fotossíntese são indispensáveis para sua nutrição e também para a nutrição dos seres vivos que não fazem fotossíntese ou não são produtores.

Fique ligado!
Em todos os ecossistemas, há organismos que dependem das plantas para sobreviver. Por exemplo: na copa de uma árvore, insetos comem folhas ou sugam o néctar das flores. Larvas de moscas (bicho-da-fruta) e passarinhos comem os frutos. No solo, sob a árvore, insetos e micro-organismos alimentam-se de folhas, flores e frutos que caem. Todos esses seres vivos estão ingerindo substâncias que a árvore produziu com a fotossíntese.


Consumidores ou heterótrofos

São os organismos incapazes de produzir seu próprio alimento e, por isso, alimentam-se dos produtores ou de outros consumidores. Os consumidores podem ter vários nomes, de acordo com o tipo de alimento que consomem. Veja os seguintes exemplos:

Tipos de consumidoresDo que se nutremExemplos
herbívorosplantasgafanhoto, preá, capivara
carnívoros
carne de outros animais onça, leão, gavião
onívorosplantas e animaishomem, lobo-guará
hematófagossanguepernilongo, carrapato
insetívorosinsetostamanduá e algumas espécies de pássaros
detritívorosdetritos vegetais e animaiscertos tipos de caramujo

Os animais herbívoros são os primeiros a consumir a matéria orgânica produzida pelas plantas. Por isso, são chamados de consumidores primários. Quando um animal carnívoro nutre-se de um herbívoro, ele é classificado como um consumidor secundário. Outros carnívoros alimentam-se de consumidores secundários. Eles são os consumidores terciários. Os consumidores quaternários são aqueles que se alimentam dos terciários. Cada um desses níveis – primário, secundário, terciário etc. – é chamado de nível trófico.

Fique ligado!
Cadeia alimentar é o caminho que a matéria orgânica segue desde os produtores até os decompositores, passando pelos consumidores.
 
Decompositores

São os organismos que se nutrem de restos de plantas e animais mortos. Compreendem as bactérias e os fungos, que atuam como verdadeiras "usinas processadoras de lixo": decompõem organismos mortos, transformando-os em substâncias simples (sais, gases e água). Essas substâncias podem ser reaproveitadas pelos produtores. A ação decompositora permite a reciclagem de matéria orgânica e impede que o planeta fique recoberto por uma camada orgânica morta – fato que poderia comprometer a existência da vida na Terra. Nas cadeias alimentares que ocorrem nos ecossistemas aquáticos, o nível trófico dos produtores é ocupado pelo fitoplâncton (algas microscópicas). Os consumidores primários estão representados por minúsculos animais, frequentemente microscópicos, como microcrustáceos, larvas de insetos, protozoários e outros, que formam o zooplâncton. Os consumidores secundários são pequenos peixes que devoram os consumidores primários. No nível dos consumidores terciários, estão animais maiores – peixe, cetáceos (mamíferos aquáticos), aves predadoras de peixes e, muitas vezes, até o próprio homem.


Anterior Início Próxima