Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Quebra-cabeça colorido

O mosaico é uma forma diferente de criar imagens. Fazer mosaicos é compor formas usando pedacinhos de cores e texturas variadas. Podemos fazer um mosaico com diversos materiais: couro, madeira, plástico, ladrilhos ou pedras preciosas. Como num quebra-cabeça, vamos aos poucos fazendo o desenho aparecer por agrupamento de peças. As formas que surgem dependem do formato, da cor e da textura das peças.

A técnica moderna
Mosaico ilustrando a paixão de Cristo na Basílica de Nazaré, em Belém (PA)


Atualmente, existem muitos artistas envolvidos com a produção de mosaico. Eles usam todos os tipos de materiais imagináveis: vidros, cerâmicas, azulejos, ladrilhos, espelhos, etc. Às vezes, trabalham com peças cortadas industrialmente e, em outras ocasiões, quebram suas tessalas (nome de cada uma das pecinhas) para compor mosaicos em pisos, paredes, tampos de mesa, bancos e outros objetos.

Esse tipo de trabalho depende de muita paciência e cuidado. Em geral, as peças são montadas sobre um pedaço de papel aderente e transparente, sobre o qual se fez o risco do desenho imaginado.

Depois, as peças são fixadas sobre uma superfície definitiva com um cimento apropriado. Só depois de seco é que se faz o rejunte – isto é, que se preenche o vão entre as peças com cimento branco. Quando o mosaico é muito grande, o artesão trabalha em partes separadas e faz a montagem depois.


Anterior Início Próxima