Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Cada bicho uma linguagem

Abelhas
 
Esses simpáticos insetos fazem um ritual que parece uma dança quando encontram néctar. Quando uma abelha exploradora encontra uma fonte de néctar, ela volta para a colmeia e faz uma curiosa dança que indica para as outras abelhas a localização exata da fonte de alimento.

Chimpanzés

Costumam se cumprimentar tocando as mãos uns dos outros. Os primatas também têm facilidade de reconhecer expressões faciais, como as que indicam felicidade, medo, raiva e etc.

Cervo

Algumas espécies de cervos, quando se sentem ameaçadas, soam uma espécie de alarme para todo o grupo, agitando suas caudas para cima e para baixo como maneira de alertar que há um predador por perto, por exemplo.

Cachorros

Quando querem brincar, eles se apoiam nas patas dianteiras e abaixam o corpo, agitando a cauda. Os cachorros, entre eles, possuem maneiras de avisar quando ainda estão brincando, pois como suas brincadeiras envolvem mordidas, ambos têm que mandar um sinal (como uma lambida) para avisar o outro que aquilo ainda é uma brincadeira.

Elefantes

Esses imensos bichões demonstram afeição enroscando suas trombas.

Girafas


Quando sentem atração, machos e fêmeas encostam e até entrelaçam seus longos pescoções.

Gorilas

Não chegue perto de um gorila que esteja segurando a língua com firmeza. Esse gesto estranho é uma demonstração clara – pelo menos para eles – de raiva. E como os chimpanzés, eles possuem facilidade de reconhecer essas expresões faciais.

Cavalos


Quando dois cavalos querem demonstrar afeição mútua, eles esfregam os focinhos uns nos outros.

Cangurus

Os cangurus batem as patas traseiras no chão quando querem avisar os outros de algum perigo, como a presença de um predador.

Baleias

Para enviar mensagens para suas companheiras, as baleias dão saltos repetidos na água e emitem sons embaixo da água. Os golfinhos também emitem sons embaixo da água para se comunicarem, e às vezes, por causa da frequência desses sons, nós não conseguimos ouví-los.

 

Você sabia?
Muitos animais se comunicam pelo cheiro. Esse tipo de comunicação olfativa é feito por meio dos feromônios, substâncias químicas produzidas pelo organismo que enviam mensagens específicas para outros indivíduos da mesma espécie, principalmente entre machos e fêmeas. Os feromônios desempenham importante papel na reprodução e em outros comportamentos sociais. Eles são usados por muitos animais, incluindo insetos, lobos, cervos e até mesmo o homem.




Anterior Início