Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Pasteurização e ultrapasteurização

Com o tempo, o homem percebeu que os micro-organismos presentes nos alimentos contribuíam para deteriorá-los. Uma maneira de conservar esses alimentos é destruir os micro-organismos. Uma das primeiras técnicas descobertas que conseguiam destruir boa parte destes micro-organismos é a pasteurização.

O químico francês Louis Pasteur descobriu o processo de pasteurização em 1864, quando a indústria de vinhos francesa enfrentou sérios problemas de fermentação. Pasteur percebeu que a deterioração da bebida ocorria devido à presença de micro-organismos no ar e que estes não sobreviviam a temperaturas superiores a 60 ºC.

Inventou, então, o processo conhecido como pasteurização, no qual o vinho era aquecido e logo após resfriado e embalado. A pasteurização hoje é muito utilizada em vários alimentos, principalmente o leite. Por não conseguir destruir 100% dos micro-organismos, esta técnica é geralmente combinada a outra, como a refrigeração por exemplo.

A pasteurização hoje pode ser feita de três maneiras: a pasteurização lenta, que é quando o produto é aquecido a 65°C por 30 minutos e só depois resfriado, a pasteurização rápida, que se utiliza a temperatura dos 75°C por apenas 20 segundos no máximo, e a ultrapasteurização, que as temperaturas ficam entre 130 e 150°C durante no máximo 5 segundos. A pasteurização lenta é utilizada para leite de cabra e leite em pequenas quantidades, a rápida é aplicada nos leites de saquinho, tipo A, B e C e a ultrapasteurização, que também é conhecida como UHT, é utilizada nos leites longa vida.

O processo de ultrapasteurização mata todos os micro-organismos e permite que o leite se conserve de 3 a 6 meses na caixinha fechada, à temperatura ambiente.

Ainda, nenhum conservante artificial é adicionado, mantendo o alimento natural. Atualmente, vários produtos são embalados nas caixinhas 'longa vida', tais como sucos, chás, iogurtes, maionese, molho de tomate, creme de leite etc.




Anterior Início Próxima