Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Delicioso vilão

Uma das mais importantes descobertas no campo da alimentação foi o uso do açúcar. Há muitos anos, ainda na época da colonização do Brasil, esse produto era raro e muito valioso. Chegou inclusive a ser usado como moeda de valor no Brasil.

Quando descoberto, além de ser utilizado como tempero e até medicamento, o açúcar também era empregado para a conservação de frutas. Até hoje este método é utilizado, que é a produção de geleias caseiras, que além de conservar a fruta por mais tempo, formam um produto saboroso. Mesmo com a conservação do açúcar, é recomendável que as geleias fiquem armazenadas em potes bem fechados e às vezes até refrigeradas para durarem mais.

O consumo do açúcar deve ser moderado, pois diminui o apetite e impede que a pessoa consuma alimentos ricos em proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. Também pode causar obesidade e diabetes.
Além disso, favorece o aparecimento de cáries e agride as paredes do estômago e intestino, podendo causar gastrite e úlcera. Uma boa alternativa para quem não dispensa um doce é o açúcar mascavo – mais nutritivo do que o açúcar branco – ou o mel, alimento natural, rico em vitaminas e sais minerais.



Anterior Início Próxima