Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Evolução no tempo

Assim como você, a Terra tem uma idade. Os cientistas dividem a história do planeta em fases, chamadas eras geológicas. Os dinossauros viveram na Era Mesozoica.

Triássico

A origem
Os primeiros dinossauros surgiram no Período Triássico, na Era Mesozoica. Pareciam pequenos lagartos. Os herbívoros comiam plantas. Os carnívoros alimentavam-se de insetos, peixes e de outros animais na beira de rios e lagos.


Jurássico

A expansão
O Período Jurássico foi o auge dos grandes répteis. Chovia muito e, com o alto nível de umidade, a vegetação pôde crescer. Assim, havia mais alimento. Gigantescos dinossauros herbívoros e carnívoros surgiram e se desenvolveram.


Cretáceo

A extinção

Os dinossauros desapareceram da Terra no Período Cretáceo. Nessa época, o clima da Terra variava bastante, com períodos de frio e calor, mas ainda existia comida. A extinção dos dinossauros ainda causa polêmica entre os cientistas e leva a muitas teorias.

A teoria mais aceita hoje é a do meteorito. Esta teoria diz que um meteorito se chocou contra a Terra provocando um grande terremoto, que lançou uma quantidade enorme de poeira na atmosfera. Este grande terremoto, por sua vez, também poderia ter feito com que grandes vulcões entrassem em erupção. Com uma grande nuvem de poeira, fuligem e até gases tóxicos expelidos pelas atividades vulcânicas, os primeiros organismos a serem prejudicados são as plantas, pela falta de luz. Com a morte das plantas, os animais também não sobrevivem por muito tempo. Assim, os dinossauros foram extintos. A extinção desses répteis permitiu o desenvolvimento dos mamíferos.


Era Cenozoica

Os mamíferos se espalham
Com a extinção dos dinossauros, os principais predadores da época, os mamíferos e as aves tiveram mais condições para se desenvolver e evoluir. Surgiram os marsupiais (parentes distantes dos atuais cangurus e koalas), o quaga (aparentado do cavalo e da zebra) e os primatas, ancestrais dos atuais chimpanzés, gorilas e... de nós, humanos.

As aves começaram a surgir neste período. Na verdade, as aves surgiram a partir de um grupo de dinossauros que começaram a se diferenciar. Existiam dois gêneros: o Archaeopteryx, que muitos consideram como a primeira ave, mas lembra muito um dinossauro, com asas, penas e bico com dentes, e o Confuciusornis, que se acredita ser a primeira ave como nós conhecemos: com bico e sem dentes.




Anterior Início Próxima