Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

É possível clonar um dinossauro?

Linda Bucklin / Shutterstock

Pelo conhecimento e pela tecnologia que a Ciência possui atualmente, não é possível. Os cientistas acham que é até improvável que se consiga isso por vários motivos: para clonar um dinossauro de determinada espécie, seria preciso ter um DNA
intacto, sem nenhuma falha na sequência dos seus componentes químicos – depois de milhões de anos, certamente um DNA teria essas falhas, ainda que naturalmente conservado nas condições ideais.

Depois de conseguir esse DNA intacto, seria necessário sequenciá-lo para conhecer todo o genoma desse tipo de dinossauro. Em seguida, os cromossomos do animal teriam de ser "montados" com esse DNA. Pior de tudo, os cromossomos obtidos teriam de ser implantados em um ovo vivo e intacto da mesma espécie definida por aquele DNA.

Aliás, se tivéssemos um ovo vivo de dinossauro nem seria necessário esse trabalhão todo de sequenciar o DNA e montar os cromossomos, pois teríamos as células do ovo para colher os cromossomos reais. É claro que ninguém espera encontrar um ovo vivo de dinossauro em excelentes condições depois de 65 milhões de anos da extinção desses animais enormes. E mesmo que fosse possível, para reviver toda uma espécie com sucesso, é necessário que haja uma diversidade genômica, isto é, DNAs diferentes, o que seria impossível.




Anterior Início