Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Impacto profundo

Os cientistas já tinham ideia do que causou a extinção dos dinossauros, mas se perguntavam sobre as condições que teriam permitido o início da Era dos répteis gigantes. Conheça aqui as novas teorias sobre o assunto.
 
A queda do asteroide

Até agora, todo mundo sabia que os dinossauros foram extintos há 65 milhões de anos. A razão provável? A queda na Terra de um asteroide de aproximadamente 10 km. O que ninguém podia imaginar é que talvez outro asteroide ou cometa tenha possibilitado que esses répteis gigantes dominassem a Terra por mais de 170 milhões de anos. Cientistas da Nasa e da Universidade de Nova York acreditam que um primeiro impacto avassalador ocorreu há 250 milhões de anos, quando os continentes ainda não se haviam separado. O local do choque não é conhecido, mas os pesquisadores calculam que o asteroide – ou cometa – teria de 6,5 a 13 km de diâmetro. Na época, 90% das criaturas marinhas, 70% das espécies vertebradas terrestres e quase todas as formas vegetais do planeta foram eliminadas. Depois do cataclismo, levou um bom tempo para que o ambiente terrestre se reequilibrasse. E, a partir daí, a Era dos Dinossauros teve início.

Vulcões em erupção

Outra teoria aceita atualmente é a teoria dos vulcões. Esta teoria diz que, há 200 milhões de anos, enormes erupções vulcânicas teriam mudado o clima da Terra, fazendo com que os animais que eram os principais competidores dos dinossauros fossem extintos. Os dinossauros eram adaptados ao novo clima que se formava na Terra, dominando então o nosso planeta por muitos milhões de anos.



Anterior Início Próxima