Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O líquido que garante a vida

Os tipos sanguíneos são identificados por meio de exames laboratoriais


As funções do sangue, sua classificação e as possíveis incompatibilidades na transfusão

Transporte
 
Esse líquido tão importante é formado por uma parte sólida e outra líquida. A parte sólida do sangue é constituída pelos glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. Os glóbulos vermelhos transportam o oxigênio. Os brancos são os defensores do organismo contra o ataque de corpos estranhos. Em caso de lesões nos vasos sanguíneos, entram em ação as plaquetas, formando coágulos para impedir hemorragia. A parte líquida é o plasma – aproximadamente 90% é água e os 10% restantes são minerais e moléculas de que as células necessitam para viver.

Medula

Com exceção dos neurônios, todas as células do corpo nascem e morrem continuamente. Um trilhão de hemácias são destruídas por dia. As plaquetas duram apenas dez dias. Para repor tudo isso a medula óssea fabrica 200 mililitros de sangue por minuto. A medula é um tecido gelatinoso e vermelho encontrado no interior dos ossos chatos – vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, ele é produzido também nos ossos longos, como o fêmur.

 

Compatibilidade
 
Existem basicamente quatro grupos sanguíneos: A, B, AB e O. Quando alguém recebe sangue incompatível, o organismo fabrica anticorpos que podem levá-lo à morte. Veja a tabela:

Grupo

Para quem doa

De quem recebe

O

Para todos os demais

O

AB

AB

de qualquer grupo

A

A e AB

A e O

B

B e AB

B e O

 
As diferenças entre os tipos devem-se a substâncias químicas especiais, os aglutinogênios e as aglutininas. Há também o fator Rh, que foi descoberto por meio de experiências com o macaco Rhesus, daí o nome Rh. Algumas pessoas possuem o fator Rh e outras, não. Quem tem é Rh positivo (Rh+); os demais são Rh negativos (Rh-). Pessoas Rh+ podem receber sangue de Rh+ e Rh-, enquanto as Rh- só podem receber de Rh-. Caso contrário, começam a fabricar anticorpos que atacam o sangue que contém o fator Rh.


Anterior Início