Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Vamos jogar!

Jogos sempre foram meios interessantes de prender a atenção dos alunos. Hoje existem vários jogos on-line para esta geração, que tem tanta facilidade em mexer no computador. No site do Observatório Nacional existem vários jogos de perguntas e respostas sobre astronomia.

Já o site Ideias na Caixa traz diversos jogos e animações de conceitos de física, que podem ser testados e melhor assimilados quando vistos na prática.

Existem também sites com jogos ecológicos, como o Ecokids, da UOL e a sessão Canal Natureza do site Iguinho, da IG.

Para quem também gosta de jogos fora do computador, existem diversos tipos, principalmente de tabuleiro e de perguntas e respostas, que podem ser aplicados em sala de aula com sucesso garantido. Aqui neste blog são mostrados alguns exemplos de jogos que podem ser aplicados em sala de aula.

RPG, o mundo de imaginações

Para quem gosta de aventuras e tem imaginação, existe também uma maneira de ensinar ciências por meio de um jogo muito popular entre as crianças e os adolescentes: o RPG. A sigla RPG significa Role Playing Game e consiste em um jogo de representação, onde cada jogador é um personagem com características próprias e que vive uma aventura criada pelo 'mestre' ou narrador.

Um estudante de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte criou uma aventura de RPG para se brincar na escola. A aventura se chama 'Pangeia' e tem base na evolução geológica da Terra, sendo dividida em três eras: Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Os personagens do jogo são animais da classe dos vertebrados.

Cada
animal tem suas próprias características e o objetivo do jogo é similar ao objetivo dos animais na natureza: sobreviver e se reproduzir.



Anterior Início Próxima