Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Arte da interpretação e do texto

Uma arte com várias facetas 

O teatro é uma arte complexa, que envolve inúmeros componentes: a palavra, o gesto, a expressão corporal, o figurino, o cenário, a iluminação, a trilha sonora etc. Para torná-lo vivo, trazendo todos esses elementos para o momento presente de uma plateia, são necessários os trabalhos dos atores e do diretor, com sua concepção do espetáculo, e de vários outros profissionais, todos criadores na sua modalidade, capazes de dar vida cênica ao que se acha em potencial no texto.
 

  
A importância do texto
    
Além do ator, do público e do diretor, um componente fundamental do teatro é o texto. Considerado gênero literário, o texto teatral é classificado como dramático e pode ser encenado como tragédia ou comédia. Entretanto, o próprio Aristóteles – filósofo grego, que muitos afirmam ter extraído essa divisão – desmente a pureza das expressões. É por esse motivo que surgiram palavras como 'tragicomédia', na qual o choro e o riso se misturam sem o predomínio de um deles.
      
Drama sem lágrimas 
   
A expressão gênero dramático costuma causar confusão por causa do sentido normalmente atribuído à palavra drama e suas derivadas. Para entender a acepção correta, precisamos ter em mente que, pela etimologia, o vocábulo drama indica ação. O diálogo existente nos textos não constitui ação. O que dinamiza o texto, na realidade, é a teatralidade. Como geralmente os personagens defrontam-se com obstáculos, sejam íntimos ou exteriores, caracterizando o conflito, muitos relacionam drama e dramático a essas situações.


Anterior Início