Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

As etapas da fotossíntese

Podemos resumir o mecanismo da fotossíntese da seguinte maneira:
 
1Os pelos existentes nas raízes das plantas ajudam-nas a absorvem a água e os sais minerais do solo. Esse material é chamado seiva bruta.
2A seiva bruta percorre os minúsculos vasos (xilema) que saem da raiz, seguem pelo caule e chegam até as folhas.
3Enquanto a seiva bruta faz esse trajeto, o gás carbônico existente na atmosfera penetra na planta por meio de poros microscópicos (estômatos) existentes na superfície das folhas.
4Na folha, graças à energia solar captada pela clorofila, a água e o gás carbônico reagem entre si, produzindo alimento (glicose) e oxigênio.
5A glicose é conduzida ao longo dos canais existentes na planta (floema) para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido. O oxigênio produzido é liberado para o ambiente.

 
Fique ligado!

A reação química que produz a glicose também libera oxigênio e água. Estes compostos são utilizados no processo de respiração celular da própria planta, para que ela produza energia. O excedente, que ela não utiliza, é liberado para o ambiente. Os mesmos poros que absorveram o gás carbônico liberam o oxigênio na atmosfera.
 


Respiração e transpiração

Além de fazer a fotossíntese e fabricar glicose, a planta realiza outro processo: a respiração. Durante a respiração, os vegetais absorvem o oxigênio e eliminam gás carbônico, produzindo energia. A liberação de energia ocorre porque a quantidade de energia contida nas moléculas de glicose e de oxigênio é maior do que a energia armazenada entre os átomos que formam o gás carbônico e a água. Assim, quando respira, a planta libera a energia da glicose por ela fabricada. Por essa liberação de energia, a respiração é considerada um processo exotérmico; já a fotossíntese, por absorver a energia do Sol para a produção de alimento, é um processo endotérmico.

O que ocorre com as plantas é o mesmo processo que acontece nos animais e nos seres humanos. Nós não fabricamos glicose, como as plantas, e por isso precisamos obter essa glicose dos alimentos que ingerimos para que possamos produzir energia.

O terceiro processo realizado pelas folhas dos vegetais é a transpiração, que nada mais é do que a eliminação de vapor d'água. A transpiração é importante, pois facilita a obtenção de água pelas raízes, reiniciando o ciclo da fotossíntese. As plantas também podem liberar água em forma líquida. Este processo chama-se gutação e a água sai por uma porção da folha chamada hidatódio.

A fotossíntese pode também ser dividida em duas etapas: a etapa clara e a etapa escura. A etapa clara consiste na absorção de luz solar para a quebra da molécula de água e, obviamente, só pode ser realizada durante o dia. Já a fase escura, que é a absorção do gás carbônico, pode acontecer a qualquer momento do dia, com ou sem luz, assim como a respiração, que também ocorre ao longo de todo o dia.



Anterior Início Próxima