Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O tecido que envolve o corpo

Assim como o coração, o fígado e os pulmões, a pele é um órgão do corpo humano, o maior de todos os órgãos. Além de envolver o corpo inteiro, formando uma barreira contra a penetração de micro-organismos agressores, a pele é responsável pelo isolamento térmico que regula a temperatura do nosso corpo.

Camadas da pele
 
 

Pele

A epiderme é a camada mais externa da pele, onde ficam os poros. Logo abaixo está a derme, onde estão localizados os vasos sanguíneos, as glândulas sebáceas e as terminações nervosas. A derme contém substâncias como o colágeno e a elastina, importantes para a manutenção do aspecto jovem e saudável da pele. Na derme estão abrigadas as glândulas sudoríparas e os folículos pilosos, onde nascem os pelos. Abaixo da derme fica a hipoderme, tecido subcutâneo gorduroso.

Renovação celular

A pele passa por um contínuo processo de renovação. As células da camada mais interna da epiderme, conhecidas como células basais, de formato cilíndrico, vão se achatando e caminhando para a superfície. Nesse caminho, formam as camadas espinhosa, granulosa e córnea, sendo esta última a mais externa delas. Na córnea, as células morrem e se desprendem pouco a pouco. Ao mesmo tempo, várias outras células se reproduzem, mantendo o vigor do tecido epitelial. Esse processo demora cerca de 30 a 40 dias.

Imagem ampliada da melanina
Cor
 
A melanina, a substância que dá cor à pele, é produzida pelos melanócitos, células que ficam na camada basal. As pessoas têm em média um melanócito para cada seis células basais, mas a quantidade de melanina produzida por essas células varia de pessoa para pessoa, o que faz com que a pele seja mais clara ou mais escura.


Anterior Início Próxima