Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Sensibilidade varia com a cor da pele

Os raios ultravioleta atingem a pele em diferentes profundidades, provocando danos maiores ou menores, dependendo de seu tipo. A radiação UVA é responsável pelo envelhecimento da pele. Já os raios UVB são os principais responsáveis pelas lesões que podem virar câncer.

UVA

Especialistas recomendam a exposição ao sol nas horas em que a radiação não incide verticalmente sobre a Terra, ou seja, até as 10 e após as 16 horas. Nesses períodos, por causa da angulação oblíqua, os raios não agridem tanto a pele
Responsável pelo bronzeamento, a radiação UVA está presente durante todo o dia. Com maior poder de penetração, ela ultrapassa a epiderme, atinge a derme e provoca o envelhecimento da pele pela destruição da elastina e do colágeno. Cerca de 85% das rugas surgem por causa do sol.

UVB
 
A radiação UVB é maior das 10 às 15 horas. Ela atinge somente a primeira camada da pele, a epiderme, acelerando o processo de morte das células. Por isso, além de causar queimaduras mais graves, é a maior responsável pela formação de lesões que podem se transformar em câncer. Os dermatologistas utilizam seis categorias para classificar os tipos de pele de acordo com o grau de pigmentação e resistência à radiação solar.
 

Saiba como escolher o filtro solar a partir da sensibilidade de sua pele

Fotótipo 1 → Pele muito clara com sardas e cabelo loiro a ruivo – sempre se queimam e nunca se bronzeiam. O ideal é utilizar filtros com fator de proteção entre 20 e 30 e expor-se ao sol por no máximo 10 minutos.

Fotótipo 2 → Pele muito clara sem sardas e cabelos loiro ou castanho claro – sempre se queimam e às vezes se bronzeiam. O tempo aproximado de exposição segura é de até 20 minutos e o fator de proteção recomendado é entre 15 e 20.

Fotótipo 3 → Este tipo corresponde à média das pessoas brancas – queimam-se moderadamente, bronzeiam-se de forma gradual e uniforme. Resistem a até 30 minutos de exposição ao sol e devem utilizar protetores entre 8 e 15.

Fotótipo 4 → Pessoas de pele clara ou moreno-clara, cabelos castanho-escuros – queimam-se muito pouco, bronzeiam-se bastante. Podem permanecer até 50 minutos ao sol utilizando fator de proteção 8.

Fotótipo 5 → Pele morena
raramente se queimam, bronzeiam-se muito. O tempo de exposição ao sol é de 50 minutos, no máximo, com fator de proteção solar 8.

Fotótipo 6 → Negros - profundamente pigmentados, nunca se queimam. Porém, mesmo tendo alta concentração de melanina, os negros também devem usar protetor solar, geralmente com fator 8. Também é recomendável não se expor ao sol por mais de 1 hora contínua.

Você sabia?
Homens e mulheres com histórico de câncer na família, de pele e olhos claros, que dificilmente se bronzeiam e que têm sardas no ombro e no rosto constituem um grupo de risco para o câncer de pele. Portanto, são pessoas que devem fazer exames periódicos de prevenção.


Anterior Início Próxima