Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Campanha nacional para prevenir o câncer

O governo e a Sociedade Brasileira de Dermatologia se juntaram para uma ação preventiva. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos de câncer de pele decorrentes de uma excessiva exposição ao sol.

Proteção

A Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou o Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele, para alertar a população sobre os perigos da exposição aos raios ultravioleta do Sol. A campanha educativa quer estimular as pessoas a aderirem à moda da proteção. Para isso, foram instaladas barracas e postos de atendimento nas praias brasileiras e hospitais públicos para realizar exames gratuitos de prevenção.

Conscientização

A campanha também contempla a divulgação dos índices diários de radiação a que estamos expostos em cada um dos estados brasileiros. Resultado de uma parceria com o Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, esse índice é divulgado pela imprensa e pode ser consultado no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O Índice de Ultravioleta (IUV) fornece o prognóstico da quantidade de raios recebida pela superfície da Terra durante o horário de maior iluminação solar, em torno do meio-dia, mas é válido para o intervalo entre 10 e 16 horas, já que os riscos são os mesmos em todo esse período.


Anterior Início