Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Os insetos

Depois que as plantinhas do terrário estiverem crescidas, é hora de introduzir os primeiros habitantes. Pequenos insetos são uma boa opção. Mas é importante ter atenção e paciência: se os bichos morrerem, retire-os do recipiente e substitua-os por outros.

Onde pegar os animais?

Muitos invertebrados se escondem debaixo de pedras e galhos secos para manter-se longe da luz e a salvo dos predadores.

Para povoar seu terrário, você pode planejar uma rápida visita a um parque, jardim ou praça próximos de sua casa. Ali, bastará levantar uma das pedras maiores para descobrir um mundo fervilhante em miniatura: lesmas, minhocas, tatus-bola, joaninhas, caracóis e muitas formigas.
Antes de iniciar a captura desses bichos, é conveniente pensar no meio de transporte que será usado. Uma velha caixa de sapatos vazia, por exemplo, é uma boa opção.

 
• Escolha uma que permita que os bichos respirem normalmente.

• Forre o recipiente com um pouco de papel higiênico úmido.

• Não se esqueça de fechar bem a caixa depois de apanhar os bichos para que eles não escapem.

O tatuzinho ou tatu-bola pode viver em um terrário com todo o conforto. Longe de seus predadores, porém, seu apelido não faz sentido: em perigo, ele se embolota todo, o que o salva das garras de bichos maiores
A joaninha é um bicho inofensivo que se alimenta de pulgões. Por isso, é essencial para a vida das plantas!
Por onde vai, o caracol carrega sua casinha nas costas. Prático, não? Você vai poder observá-lo movendo-se no seu passinho totalmente lento, abrindo caminho pela vegetação rasteira
As minhocas são abundantes no solo. Cavam túneis abaixo da superfície e se alimentam de terra, folhas mortas e matéria orgânica. Revolvem a terra, tornando-a mais fértil
Muito esperta, a lesma-de-jardim é uma pequena criatura que só deixa
seu esconderijo à noite, quando o tempo está úmido e fresco, ou depois da chuva



Se você não quiser capturar muitos animais, outra opção é usar uma caixa de fósforos ou algum recipiente pequeno.

Lembre-se: todo ser vivo tem direito a vida, seja ele bonitinho ou não, inofensivo ou não. Por isso, não se esqueça de fazer furos na caixa para que possam respirar.

Uma nova moradia

• Coloque no terrário, de um por um, os bichos que você conseguiu capturar no jardim.

• Não se esqueça de providenciar uma tampa para o terrário, pois muitos animais podem pular para fora dele. Para isso, você deve usar uma folha de cartolina, de papelão ou ainda uma tela.

• Você pode, também, decidir manter esse miniecossistema intacto por alguns dias. Feche-o hermeticamente com uma fita adesiva e observe, então, os ciclos de chuva. Mas essa brincadeira não pode demorar muito. Se você não o arejar de vez em quando, pode acabar sufocando todos os bichos.


Anterior Início Próxima