Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Peixões pré-históricos

Os tubarões são os maiores peixes dos oceanos. São encontrados em todas as partes do mundo, e a maioria é totalmente inofensiva à espécie humana.
 

Há muitos e muitos anos...

Responda se for capaz: quando surgiram os primeiros tubarões? Pode parecer incrível, mas esses gigantescos peixes apareceram há mais de 300 milhões de anos, antes da extinção dos dinossauros. Faz tempo, não é? Pois esses animais são tão bem adaptados que, em todo esse período, permaneceram praticamente iguais: senhores dos mares e donos de invejáveis posições na cadeia alimentar.

Os tubarões evoluíram para a forma atual há mais de 300 milhões de anos
Reputação sinistra

Atualmente, os cientistas conhecem mais de 400 espécies de tubarão, com dimensões e formas variadas. E, acredite se quiser, a maior parte delas não representa nenhum perigo para os seres humanos. Esse é o caso, por exemplo, do tubarão-baleia, o maior peixe dos mares, ou do tubarão-frade, cuja dieta é baseada em plânctons. Apesar disso, a reputação dos tubarões não é das melhores, talvez por sua aparência de poucos amigos – os olhos sempre arregalados e os ataques sorrateiros e quase sempre eficientes.

Perigo real

Até hoje foram registrados ataques de tubarões de apenas 33 espécies. Entre essas, cinco sãoconsideradas realmente perigosas:

1º) Tubarão-branco;
2º) Tubarão-tigre;
3º) Tubarão-cabeça-chata;
4º) Tubarão-anequim;
5º) Tubarão-galha-branca-oceânico. 



Anterior Início Próxima