Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Barriga-d

Os vermes causadores da esquistossomose: o macho (em azul) e a fêmea (em lilás), já na forma adulta, ficam alojados no fígado humano
É o nome popular para uma doença que deixa a pessoa com uma barriga enorme. Esquistossomose é o nome técnico desta doença. No Brasil, a barriga-d'água é provocada pelo Schistosoma mansoni, verme achatado (platelminto) que entra pela pele (pés e pernas), aloja-se no fígado, alimenta-se de sangue e chega a ter um centímetro de comprimento. O verme passa por várias fases. Ele começa como ovo, vira uma larva ao cair em rio ou lagoa, transforma-se em cercária dentro de um caramujo e chega à fase adulta no corpo humano, seu hospedeiro definitivo. A hicantone é uma droga que mata o verme. Ela é, porém, tóxica ao organismo e atualmente outros medicamentos são utilizados para tratar essa doença, como o praziquantel.

As faces do intruso

Cercária do Schistosoma mansoni
As diferentes faces do verme da esquistossomose: as cercárias, presentes na água contaminada, penetram através da pele humana; na fase adulta, já no interior do organismo, a fêmea (mais fina e comprida) e o macho (maior e mais grosso) alimentam-se de nutrientes do sangue e geram ovos que darão início a um novo ciclo da doença.




Anterior Início Próxima