Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O inimigo se aproxima

dream designs / Shutterstock
Vírus da gripe


Quem nunca sentiu os incômodos de uma gripe chegando? Frio e calor ao mesmo tempo, dores pelo corpo, cansaço, desânimo, aquela dorzinha de cabeça... Todo esse mal-estar é causado pela presença de vírus no organismo. Os vírus são seres minúsculos, muito menores do que as bactérias
, por exemplo. Para ter uma ideia de como eles são pequenos, imagine um milímetro dividido em mil partes. O tamanho da maioria dos vírus corresponde a menos de uma dessas partes. Por isso, não dá para vê-los de outra forma a não ser pelo microscópio eletrônico.

A vida deles é bem particular, diferente de todas as outras formas existentes no planeta. Eles só sobrevivem e geram novos seres se estiverem dentro de uma célula viva. Por esse motivo, são parasitas celulares obrigatórios.

Fora da célula, morrem ou então ficam em estado de vida suspensa, até serem reativados quando encontram um momento propício, por isso não podendo ser classificado corretamente como um ‘ser vivo’.
 
Fique ligado!

A bactéria é o ser vivo mais simples, formado por uma célula com o mínimo de componentes necessários para viver e se multiplicar. O vírus não tem célula. Ele é apenas uma sequência de informação genética que precisa encontrar uma célula para se multiplicar e continuar existindo.


Anterior Início Próxima