Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Aids: a grande luta a ser vencida

Andrii Muzyka / Shutterstock
Vírus da Aids

A peste negra do século XX e XXI é a Aids. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida era desconhecida das pessoas até o final da década de 70.

Somente em 1981, cientistas norte-americanos iniciaram pesquisas para a identificação da nova doença, capaz de levar as pessoas à morte. Em 1983, a origem viral da síndrome foi detectada. Um ano depois, a comunidade científica passou a designar o vírus por sua sigla em inglês: HIV, que significa vírus da imunodeficiência humana. O vírus da Aids tem esse nome porque ataca justamente o sistema de defesa do organismo.

 Sem proteção, a pessoa infectada perde imunidade e fica exposta a outros tipos de invasores, como bactérias causadoras de doenças. O vírus da Aids é encontrado em secreções do corpo e transmitido por relações sexuais, transfusão de sangue, seringas contaminadas e da mãe para o feto.

Após o contágio, a pessoa pode ficar até 15 anos sem manifestar a doença. Nos últimos anos, a medicina desenvolveu medicamentos capazes de deter o avanço do vírus no organismo e, assim, prolongar a vida dos pacientes soropositivos. Porém, ainda não foi descoberta a cura para a doença, que já atingiu, em pouco menos de 20 anos, cerca de 80 mil pessoas só no Estado de São Paulo.


Anterior Início Próxima