Busca  
  Cultura Brasileira   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Como surge o folclore




O folclore surge por meio da fala, canto, dança, representações, costumes, brincadeiras, criações, crenças e mesmo por meio de situações de doença ou medo. Sempre que o povo cria e desenvolve sua sabedoria há folclore: conhecimento reunido desde o início de nossos tempos.

O folclore abrange uma gama imensa de fatos que os estudiosos agrupam em pelo menos oito categorias diferentes: linguagem; música e dança; usos e costumes; crendices e religiosidade; artesanato; brinquedos; festas; literatura.

O folclore brasileiro e a literatura
    
As manifestações da cultura popular, o folclore, volta-se a todas as manifestações tradicionais da vida coletiva. Assim considerado, o folclore brasileiro apresenta uma composição de influências indígenas, africanas e portuguesas, registrada em uma imensa bibliografia. Entre nossos grandes folcloristas estão Alceu Maynard Araújo, Luís da Câmara Cascudo, Sílvio Romero e Rossini Tavares de Lima. Mas não são apenas os estudiosos que se debruçaram sobre esse tema apaixonante.

A diversidade e a amplitude de nossas manifestações também estão registradas em romances da literatura nacional. As mais variadas tradições inserem-se no desenrolar da história ou mesmo impulsionando o desenvolvimento da narrativa. Paralelamente, muitos textos em versos contêm aspectos folclóricos, com os quais exprimem emoções ou sentimentos. A presença dessas tradições mostra uma característica fundamental para que essas obras sejam consideradas grandes clássicos da produção literária no país.



Anterior Início Próxima