Busca  
  Cultura Brasileira   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Reisados e cheganças

A véspera do Dia de Reis é comemorada com cantorias e danças nas ruas e praças. Essas tradições relembram costumes do tempo da Colônia.
 
 
As cheganças

As cheganças são danças dramatizadas que acontecem na época do Natal
As cheganças são danças dramatizadas que acontecem durante o ciclo de Natal, no carnaval e nas festas de São João. O termo 'chegança' vem, provavelmente, de uma dança portuguesa do século 18, embora alguns especialistas afirmem que seja originário de palavras náuticas como 'chegar' – dobrar as velas à chegada do navio – e 'chegada' – abordagem. Na chegança de mouros, o tema central é a luta dos cristãos contra os mouros. Já as histórias de navegadores são contadas na chegança de marujos ou marujadas. Um cordão de marinheiros puxa um navio e anuncia a chegada dos marujos. Os integrantes interpretam personagens como Patrão, Piloto-Mor-de-Guerra, Padre-Capelão, Embaixador, Guarda-Marinha. Eles simulam manobras de navio até chegarem ao seu destino: palanques ou casas. Normalmente participam apenas homens. As mulheres participam da chegança das mulheres. Cantam e dançam usando chapéus com fitas e flores. Não há um enredo em particular nem personagens.
 
Os reisados

Surgido no Brasil no século 19, o reisado é constituído por pequenas peças encadeadas, ao final das quais é apresentado o folguedo do bumba-meu-boi. Mais parecido com um teatro lírico do que com uma dança popular, geralmente tem só um figurante, que dá nome ao folguedo, acompanhado por um coro. Existem vários títulos de reisados correspondentes aos personagens principais. Entre eles: Cavalo-Marinho, Pica-Pau, Caipora, Zé-do-Vale e Borboleta. O reisado é encenado pelas ruas. Quando o grupo para nas casas que desejam recebê-lo, os personagens são apresentados, o figurante canta, dança e, ao final, atira um lenço para os espectadores. Este lenço é devolvido com uma gratificação.

Folias de Reis
Populares na Europa, as folias de Reis são dedicadas aos três reis magos que visitaram o Menino Jesus. Chegaram ao Brasil com os colonizadores portugueses. Ocorrem no Norte e Nordeste do país no chamado ciclo de Natal, que vai de 24 de dezembro a 2 de fevereiro. O Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro. Homens fantasiados de reis saem cantando e dançando pelas ruas e param nas casas onde há presépios. Ali, cantam, dançam e abençoam a família com uma bandeira que representa a divulgação do nascimento de Jesus.


Anterior Início Próxima