Busca  
  Cultura Brasileira   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Receitas II

Canjica ou mungunzá


Essa receita apresenta uma diferenciação de nomes bem interessante: na região sul e sudeste ela é conhecida como canjica. Já no nordeste essa comida é chamada de mungunzá, já que a canjica nessa região é uma espécie de curau de milho feito com leite de coco.

Ingredientes
1 e ½ xícara de milho de canjica
1 lata de leite condensado
leite
canela em pó para polvilhar

Preparo
Na véspera, deixe o milho de canjica de molho em água fria. Renove a água e cozinhe em panela de pressão com 3 litros de água fria por 2 horas. Depois de cozido, junte uma lata de leite condensado, a mesma medida de leite e deixe ferver por mais cinco minutos, mexendo sempre. Despeje em uma tigela e sirva polvilhada com canela.


Canjica com amendoim 

Ingredientes
1 quilo de canjica (milho especial)
2 litros de leite
1 coco pequeno (400 gramas) ralado
250 gramas de amendoim torrado e moído
açúcar a gosto
canela em pau
canela em pó

Preparo
Deixe a canjica de molho de um dia para o outro. Cozinhe com água suficiente para cobrir a canjica – na panela de pressão é mais rápido. Quando estiver com pouca água, coloque o leite, o coco e o amendoim e deixe ferver. Depois é só acrescentar a gosto o restante dos ingredientes. Sirva em tigela pequena ou prato fundo.


Bolo de milho com coco 

Ingredientes
8 espigas de milho
5 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sopa de margarina
2 copos de leite
½ pacote de coco ralado ou leite de coco

Preparo
Corte as espigas de milho pela altura, retirando os grãos. Despeje o milho no liquidificador e junte a ele todos os outros ingredientes (coloque metade do pacote de coco ralado ou um pouco de leite de coco, de acordo com sua preferência). Despeje tudo em uma assadeira ou em uma travessa grande bem untada de margarina e leve ao forno quente.

Curau 

No nordeste, esse prato é chamado de canjica.

Ingredientes
10 espigas médias de milho verde
2 litros de leite integral ou leite de coco
3 xícaras de chá de açúcar
1 pitada de sal
canela em pó

Preparo
Depois de limpas e lavadas, rale as espigas em um ralador comum de cozinha. Passe uma colher pelos sabugos para extrair mais sumo e misture-o ao milho ralado. Coloque o milho em uma tigela grande e misture 1 litro de leite. Coe a massa em um pano, apertando bem. Aos poucos, adicione o outro litro de leite à massa que está dentro do pano, apertando-o para tirar mais caldo. Continue adicionando leite e apertando o pano enquanto o caldo coado sair muito amarelo. Despeje o caldo de milho em uma panela grande e acrescente o açúcar e o sal. Cozinhe por 45 minutos, mexendo sempre. Prove para testar o cozimento. Você também pode saber se está bem cozido pelo cheiro forte de milho. Despeje em recipientes pequenos; polvilhe com a canela, se quiser. Pode ser servido quente, frio ou gelado.


Quentão 

Ingredientes
1 garrafa de pinga
2 litros de água
150 gramas de gengibre cortado
açúcar a gosto (mais ou menos ½ quilo)
cravo, canela e erva-doce

Preparo
Faça um chá com o cravo, a canela, a erva-doce, o gengibre e o açúcar. Doure um pouco 1 xícara de açúcar, acrescentando em seguida 4 xícaras de água. Depois que o açúcar derreter, despeje essa calda no chá. Quando for servir, retire o gengibre e coloque a pinga. Esta receita pode ser feita dias antes e guardada em garrafões bem tampados.


Anterior Início