Busca  
  Cultura Brasileira   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Receitas I

Bolo de milho
 

Ingredientes
4 espigas de milho
1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de chá de manteiga
1 lata de leite condensado
4 ovos

Preparo
Bata a manteiga em creme e, sem parar, junte o leite condensado e os ovos. Acrescente o milho ralado e peneirado. Em seguida, misture levemente a farinha de trigo peneirada. Por último, misture o fermento. Despeje em forma para pudim, untada e polvilhada, e asse em forno médio por 35 minutos. 

Pé de moleque com farinha

Ingredientes
1 prato ou ½ quilo de amendoim descascado
2 rapaduras pequenas
½ prato de farinha de mandioca
1 pedaço pequeno de gengibre ralado

Preparo
Coloque os amendoins em uma assadeira e torre-os no forno. Retire a pele do amendoim,  coloque-o sobre um pano limpo e, em seguida, esfregue-o. Passe os amendoins na máquina de moer carne ou soque-os com um pilão. Derreta as rapaduras em 3 xícaras de água com o gengibre. Deixe ferver até o ponto de bala. Junte o amendoim e a farinha de mandioca e misture. Retire do fogo e bata o doce com uma colher de pau, despejando-o em seguida sobre o mármore da pia untado com manteiga ou margarina. Corte o pé de moleque em quadrados ou losangos.


Pé de moleque 
 

Ingredientes
1 prato fundo de amendoim descascado
3 copos de leite
2 pratos fundos de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparo
Leve os amendoins ao forno médio por cerca de 30 minutos, revirando-os de vez em quando para que torrem por igual. Para retirar-lhes a pele com facilidade, basta colocá-los num pano limpo e esfregá-los. Reserve os amendoins. Coloque todos os ingredientes, menos os amendoins, em uma panela grande. Em fogo brando, deixe ferver por uma hora e meia, mexendo até formar uma calda grossa. Unte com manteiga ou margarina o mármore da pia. Retire do fogo a calda grossa e bata-a bem com uma colher de pau. Quando começar a açucarar, acrescente os amendoins, misture e despeje no mármore. Corte em quadrados ou losangos e deixe esfriar antes de separar os pés de moleque.


Bolo de fubá de massa cozida 

Ingredientes
½ litro de leite
3 xícaras de chá de fubá
2 colheres de manteiga ou margarina derretida
1 ½ xícara de açúcar
3 ovos
1 colher de fermento em pó
erva-doce e sal a gosto

Preparo
Prepare uma mistura em ponto de angu com o fubá, o leite, a erva-doce, o açúcar e o sal. Deixe esfriar. Bata à parte as claras em neve, acrescente as gemas e misture-as com um garfo no angu já frio. Coloque em fôrma untada e polvilhada e leve para assar em forno quente. Depois de frio, corte em quadrados.


Anterior Início Próxima