Busca  
  Cultura Brasileira   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A festa no Brasil

Quando os jesuítas chegaram ao Brasil difundiram várias festas religiosas. As celebrações se mostraram muito eficazes para atrair a atenção dos indígenas frente às mensagens catequizadoras dos padres, especialmente as festas joaninas, por coincidirem com o período em que os índios realizavam seus rituais de fertilidade.

De junho a setembro, configura-se a situação de seca em diversas regiões do país. Mesmo assim, o solo seco precisa ser preparado para o plantio, e isso só acontece se uma graça é alcançada. Em outras situações, quando os roçados do ano anterior ainda se mostravam fartos entre mandioca, cará, inhame, batata-doce, abóbora e abacaxi, dizia-se tratar de uma bênção. As situações distintas pediam comemorações por parte dos indígenas, e isso fez com que as festas juninas se aproximassem da vivência deles.

A tradição mantém-se viva até hoje em várias cidades brasileiras. Nas festas juninas deve-se agradecer a abundância do ano anterior, reforçar os laços familiares e rezar para que os maus espíritos não impeçam a próxima colheita.



Anterior Início