Busca  
  Cultura Brasileira   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Simpatias



Sabedoria de bananeira
 

Na noite de São João, de 23 para 24, deve-se enfiar uma faca virgem (nova) na bananeira. No dia seguinte, de manhã bem cedo, retire a faca e observe-a: nela aparecerá o nome do(a) futuro(a) noivo(a). Uma variante dessa simpatia diz que o nome do(a) futuro(a) marido/mulher aparecerá escrito no caule da bananeira. Ainda há outra variante, mais rápida: enfia-se a faca na bananeira e, ao retirá-la, você ouvirá o nome do(a) futuro(a) companheiro(a).
 
Papéis mágicos

Na noite de São João, escreva em pequenos papéis o nome de vários(as) pretendentes. Enrole-os e jogue-os em uma bacia ou copo d'água. O papel que se desenrolar primeiro indicará o nome do(a) futuro(a) companheiro(a).
 
A idade do cônjuge 

Passe um ramo de manjericão sobre a fogueira e jogue-o sobre o telhado de sua casa. Se na manhã seguinte ele ainda estiver verde, é sinal de casamento com pessoa jovem. Se estiver murcho, com pessoa mais velha.
 
Oráculo de carvão
 
Pegue dois pedaços de carvão da fogueira de São João e, à meia-noite, coloque-os em uma bacia com água. Se o maior pedaço de carvão afundar é porque o marido vai morrer primeiro. Afundando os dois, o casal vai morrer junto. Se os dois carvões boiarem, o casal terá vida longa.


Anterior Início Próxima