Busca  
  Animais invertebrados   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Órgãos da visão

Possuem olhos simples ou compostos. Os olhos simples percebem a luz, mas não formam imagens. Os olhos compostos formam tantas imagens quanto o número de celas (unidades) que os compõem.
 
Os olhos simples ou ocelos possuem uma lente de quitina e, por meio deles, o artrópode pode perceber os estímulos luminosos. Os olhos compostos são constituídos por milhares de omatídios (elementos visuais independentes), que formam uma imagem total por sobreposição de milhares de imagens.
 
Os olhos compostos permitem aos artrópodes captar o menor movimento produzido ao seu redor, e por isso conseguem antecipar as ações de possíveis predadores.
 
A alimentação
 
Os artrópodes dividem-se em: carnívoros, herbívoros e aqueles que comem matérias em decomposição. Eles capturam e ingerem seu alimento com a ajuda de apêndices, que são diferentes para cada grupo de artrópodes. As aranhas possuem quelíceras, apêndices com os quais injetam veneno para paralisar suas presas. Os mosquitos possuem um aparelho para picar e chupar o sangue. As borboletas possuem um órgão que se enrola em forma de espiral, chamado espirotromba, que lhes permite sugar o néctar das flores.
 
 
A reprodução

Apresentam reprodução sexuada e seus sexos estão separados em indivíduos diferentes. A fecundação das células sexuais masculinas e femininas costuma acontecer no corpo da fêmea dos animais terrestres e na água, no caso dos animais aquáticos.
 
Para lembrar:
Os artrópodes põem ovos, dos quais alguns saem larvas. Nestes casos, essas larvas sofrem transformações, passando por uma ou mais fases antes de tornarem-se indivíduos adultos. Em outros casos, como no das aranhas, não existem fases larvais e o desenvolvimento é direto, sem nenhuma transformação.
 

Os insetos representam quase 80% das espécies animais conhecidas atualmente. Alguns grupos, como os das formigas, vespas e abelhas, vivem em sociedades organizadas
Em certas sociedades de artrópodes, como cupins, abelhas e formigas, o cuidado com as larvas é responsabilidade de um grupo especializado, que zela por sua alimentação e limpeza
 


Anterior Início Próxima