Busca  
  Animais invertebrados   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

As abelhas, as vespas e as formigas

Uma das características comuns a estes insetos é a de formar sociedades. As abelhas e as vespas têm dois pares de asas membranosas e um ferrão no extremo do abdome. Este apêndice contém uma substância venenosa utilizada para a defesa contra predadores e, em alguns casos, para a captura de presas. Estes insetos alimentam-se de plantas, frutas maduras e carne. As abelhas, como a Apis mellifera, elaboram o mel, um produto formado pelo néctar de flores misturado às substâncias que secretam. Já entre as formigas, somente a rainha ou reprodutora possui asas, usadas apenas na época de reprodução. No resto do tempo elas vivem em ninhos subterrâneos nos quais se refugiam.

 
As borboletas

As borboletas caracterizam-se por terem quatro asas membranosas cobertas por escamas, que apresentam formas e cores bastante variadas. Durante a fase de lagarta, elas alimentam-se vorazmente e criam reservas alimentícias. As adultas vivem dessas reservas, e complementam sua dieta absorvendo o néctar das flores e os sucos das frutas. Dispõem de um órgão especial, a espirotromba, que em repouso permanece enrolada formando uma espiral e que se estende quando as borboletas querem sugar o néctar. A Graellsia isabellae é uma das borboletas mais bonitas do mundo. Tal fato a tornou uma das peças mais cobiçadas pelos colecionadores e fez diminuir seu número de tal forma que praticamente desapareceu de algumas regiões da Europa.
 
 
As libélulas

Cordulegaster boltonii
O conjunto de insetos alados conhecido mais antigo. Medem aproximadamente oito centímetros de uma asa à outra. De sua cabeça, mais larga que o resto do corpo, sobressaem os grandes olhos compostos. Seu tórax apresenta dois pares de asas membranosas e transparentes, que são rígidas e não podem ser dobradas. As libélulas alimentam-se de mosquitos, mutucas ou borboletas e, para triturá-los, dispõem de um aparelho bucal mastigador. Vivem perto de água, visto que as fêmeas põem seus ovos nela. Algumas libélulas têm cores bonitas, como a Cordulegaster boltonii.
 

 
 


Anterior Início