Busca  
  Animais invertebrados   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Principais doenças

O Ascaris lumbricoides causa graves problemas em países como o Brasil. Uma só fêmea pode eliminar, junto com as fezes da pessoa parasitada, cerca de 200 mil ovos por dia. No intestino, podem ser encontrados muitos desses vermes. Os ovos podem ficar no ambiente durante longo tempo e serem ingeridos junto com água ou alimentos. contaminados.

Dentro do organismo do hospedeiro, eles se deslocam na medida em que vão se desenvolvendo. Ovos eclodem no intestino e os juvenis vão para o sangue, passam pelo fígado e chegam aos pulmões, de onde partem em direção à traqueia, da qual escapam para a faringe e são novamente deglutidos; instalam-se novamente no intestino, onde se tornam adultos e podem se reproduzir. Além de sintomas abdominais, como cólicas e obstrução intestinal, provocam também problemas pulmonares, com crises semelhantes às da asma ou bronquite.
 
A lombriga é um nematelminto que pode parasitar o intestino humano. Seu corpo filamentoso pode alcançar 35 cm de comprimento, ao passo que seu diâmetro não é superior a dois milímetros.
 
A profilaxia para prevenir as doenças causadas pelos nematelmintos implica investimentos em saneamento básico (rede de canalização e tratamento de esgotos), combate aos transmissores e higiene pessoal.


Outros nematelmintos parasitas da espécie humana:

TIPODOENÇA CAUSADA
TRANSMISSÃOSINTOMAS
Ancylostoma duodenale e Necator americanus Ancilostomose ou amarelãoO verme adulto parasita o intestino. Os juvenis filarioides vivem na terra e penetram na pele, principalmente pelo pé. Dermatites, ulcerações intestinais com hemorragias, diarreia, geofagia, anemia (anoxia), enfraquecimento, depressão mental.
Wuchereria bancroftiFilaríase ou elefantíaseTransmitida pela picada do mosquito (pernilongo) contaminado Culex fatigans.Ataca o sistema linfático, provocando entupimento dos vasos e consequentes edemas, geralmente nas pernas.
Enterobius vermicularis ou Oxyurus vermicularisEnterobiose (oxiurose)Só ocorre nos seres humanos. Adquire-se por ingestão de ovos que contaminam água ou alimentos. As crianças, ao se coçarem, passam os ovos para unhas e mãos, facilitando a transmissão.Forte irritação e prurido anal, distúrbios intestinais.
Ancylostoma brasiliensisDermatite serpiginosa ou bicho-geográficoAs "larvas migrans" penetram acidentalmente na pele. Trata-se de um verme parasita de cães.Sinais na pele, coceira, ulcerações.

A triquinose

A triquinose é uma doença parasitária bastante frequente na América do Sul, na África e em partes da Ásia. O organismo responsável por ela é a Trichinella spiralis, animal de dimensões muito reduzidas: a fêmea não tem mais de 4 milímetros de comprimento e o macho atinge somente a metade deste tamanho. O homem adquire o parasita ao comer carne contaminada com seus juvenis. Quando os indivíduos chegam ao intestino, entram no sangue. Por meio do sangue, alcançam os músculos esqueléticos, onde podem ficar encistados por muitos anos.
 
 
A triquinose afeta o homem e muitos mamíferos carnívoros e roedores.


Anterior Início