Busca  
  Animais vertebrados   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Algumas necessidades dos animais

Todos os animais precisam se alimentar. Para tanto, possuem um sistema digestório que converte os alimentos em substâncias muito pequenas que podem ser absorvidas pelo organismo e transportadas para todas as células. Também existe um sistema circulatório, que distribui o alimento e o oxigênio para todas as células e recolhe seus resíduos, e um sistema excretor, que expulsa os resíduos para o exterior (na forma de urina, por exemplo).
 
 
 
O sistema nervoso dos animais tem a função de perceber o interior e o exterior do seu corpo e emitir as respostas adequadas, permitindo que se relacionem com o meio que os rodeia.

As células reprodutivas

A formação de um novo ser é garantida pela fecundação, um processo que ocorre durante a reprodução sexual e no qual as duas células sexuais são unidas. Fecundação de um molusco: Polyplacophora (Quíton)
Os animais precisam se multiplicar para garantir a continuidade da espécie. A reprodução se dá pelas células sexuais formadas nos organismos do macho (espermatozoides) e da fêmea (óvulos). Quando o espermatozoide fecunda o óvulo, forma-se uma célula chamada zigoto, que começa imediatamente a se dividir em outras células. O desenvolvimento do zigoto ocorre devido a uma série de divisões celulares sucessivas. Após pouco tempo, surge uma massa celular chamada mórula, parecida com uma amora.
 
 
O desenvolvimento embrionário

Quando a mórula já está formada, ocorrem modificações (migração de células), formando uma estrutura oca que corresponde a uma fase embrionária denominada blástula. Em seguida, a blástula se dobra sobre si mesma, em direção à sua cavidade, dando origem a uma nova estrutura que corresponde à fase de gástrula. Esta é formada por duas camadas de células (uma externa e uma interna) e, na maior parte dos organismos, forma-se ainda uma terceira camada. Essas três camadas de células (ou folhetos embrionários) serão as responsáveis pela formação de todos os órgãos do animal que irá se desenvolver a partir desse embrião.
 


Anterior Início Próxima