Busca  
  Cultura Brasileira   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Mário de Andrade (1893-1945)

Mário de Andrade
O escritor paulista, autor de livros como Macunaíma, não se considerava um folclorista, mas um apaixonado pelo tema. Seu maior interesse era a música – é considerado um dos primeiros musicólogos brasileiros –, principalmente os ritmos nordestinos. Apesar disso, Mário de Andrade incentivou todo o Brasil para o estudo e pesquisa científica do folclore.
 
Descobrimento do Brasil
 
Em 1924, Mário de Andrade realizou sua 'Viagem do Descobrimento do Brasil', visitando as cidades históricas de Minas Gerais. Em 1927, fez sua primeira viagem etnográfica, ou seja, em busca de informações sobre os costumes e cultura regionais, percorrendo o Amazonas e o Peru. Essa pesquisa resultou no lançamento da obra O turista aprendiz. Um ano depois, realizou sua segunda viagem etnográfica, dessa vez ao Nordeste brasileiro. O objetivo? Pesquisar os ritmos nordestinos, que tanto o encantavam.   
  
Centro de pesquisas folclóricas
 
Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo entre 1937 e 1938, Mário de Andrade incentivou e orientou as primeiras expedições científicas do folclore brasileiro. Entre os temas pesquisados na ocasião estavam os tabus alimentares (superstições e crendices), a cura do tersol pelo anel e a origem e as características de algumas danças. Fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore de São Paulo e o Centro de Pesquisas Folclóricas, primeiro museu de folclore de São Paulo. Em 1946, os pesquisadores do Centro publicaram em jornais paulistas um questionário sobre mitos. A pesquisa conseguiu reunir 33 mitos, com numerosas variantes, entre eles o da Mãe de Ouro, da Porca dos Sete Leitões, do Curupira, da Caipora e do Boitatá. Dois anos depois, a entidade promoveu um questionário sobre festas religiosas em São Paulo. Entre as obras de Mário de Andrade sobre folclore estão: Ensaio sobre música brasileira, Danças dramáticas no Brasil e Música de feitiçaria no Brasil.  
 


Anterior Início Próxima