Busca  
  Animais vertebrados   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Protocordados e Vertebrados

Os protocordados são subdivididos em cefalocordados e urocordados, também chamados de tunicados. As ascídias (urocordado) e os anfioxos (cefalocordado) são as espécies mais conhecidas do grupo dos protocordados. As primeiras medem aproximadamente quinze centímetros e apresentam o formato de um barril, com uma abertura superior pela qual entra a água, e outra lateral, pela qual a água sai. Vivem coladas ao solo do fundo do mar, algumas vezes formando colônias. O anfioxo é menor do que a ascídia (cerca de seis centímetros), e sua forma lembra a ponta de uma lança. Tem cor esbranquiçada e habita águas pouco profundas, onde se enterra deixando somente a boca para fora.
 
 

Os vertebrados são organismos mais complexos que os protocordados e estão adaptados aos ambientes mais diversos. Caracterizam-se por ter uma coluna vertebral na posição dorsal, que se alarga na cabeça, formando o crânio. O esqueleto tem a função de sustentar os músculos e proteger o cordão nervoso, formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo encontra-se
Clique na figura para saber mais
no interior do crânio, e a medula espinhal, no interior da coluna vertebral.

A presença de notocorda e cordão nervoso dorsal diferencia os cordados dos invertebrados. Estes últimos não possuem nem notocorda nem coluna vertebral (não têm um esqueleto ósseo interno).
 
 
 


Anterior Início Próxima