Busca  
  Animais vertebrados   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Pele, esqueleto e dentes

A pele dos mamíferos apresenta uma camada superficial (a epiderme), recoberta por células mortas, a qual contém queratina (proteína), uma substância que a torna impermeável. Os pelos inserem-se na pele. As espécies com pouco pelo têm a pele mais grossa e aquelas que suportaram temperaturas muito baixas possuem uma grossa camada de gordura debaixo da pele, que as mantém aquecidas. Na pele, encontram-se dois tipos de glândulas: as sudoríparas (que secretam o suor que esfria o corpo) e as sebáceas (que produzem um tipo de gordura para impedir o ressecamento dos pelos e proteger a pele contra a perda de água).

Clique para saber mais
Os mamíferos possuem um esqueleto desenvolvido composto por:

• Crânio — protege o cérebro e pode ter um volume muito grande;

• Coluna vertebral — eixo formado por peças articuladas chamadas vértebras, que protege a medula espinhal;

• Costelas — formam o gradil costal que protege os pulmões e o coração;

• Ossos — formam os membros das duas extremidades anteriores e das duas posteriores. Tais extremidades podem estar adaptadas a várias funções, como correr, cavar, voar ou nadar.

 
Os mamíferos apresentam uma grande variedade de dentes com funções específicas. Os incisivos são planos e servem para cortar; os caninos são pontiagudos e são usados para desgarrar a carne. Os molares são largos e com protuberâncias e servem para mastigar.

A maioria dos mamíferos tem duas dentições: a de leite e a definitiva. Alguns dentes têm crescimento contínuo, como os incisivos dos roedores e as presas dos elefantes. Esta forma está relacionada à natureza do regime alimentar.

 
 
Para lembrar:

O número e o tipo de dentes variam de acordo com a alimentação de cada espécie. Os carnívoros possuem os caninos e os molares muito desenvolvidos; os herbívoros não têm caninos, já que não precisam deles para cortar as plantas das quais se alimentam. Alguns herbívoros utilizam molares para triturar as plantas, como os ruminantes (vacas e bois); outros têm grandes incisivos para roer, como os roedores e os lagomorfos (coelhos).



Anterior Início Próxima