Busca  
  Animais vertebrados   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

O cuidado com os filhotes

Os filhotes dos mamíferos tornam-se independentes a partir do momento que conseguem se defender e obter alimento sozinhos
O filhote nasce quando está totalmente desenvolvido. Pouco depois, a placenta é expulsa do corpo da mãe que, na maioria das vezes, a come para obter alimento e para evitar que seu cheiro atraia algum predador. A seguir, a mãe lambe e limpa o filhote. Depois, começa a amamentá-lo, um processo cuja duração varia de acordo com a espécie.

 
 
O ornitorrinco

O ornitorrinco pertence a um grupo de mamíferos primitivos que põem ovos, chamados monotremos. Monotremo significa "um só buraco" e é uma referência ao fato de que os sistemas urinário, reprodutor e digestivo desembocam na única abertura que têm para o exterior, chamada cloaca. O ornitorrinco não possui dentes. No lugar dos lábios, apresenta um bico mole e largo. Vive na água e possui uma membrana entre os dedos que favorece a natação.
 
 
Para lembrar:

O ornitorrinco é encontrado somente na Austrália e na Tasmania.


Os marsupiais são insetívoros (alimentam-se de insetos), herbívoros (vegetais), carnívoros (carne e carniça) ou onívoros (alimentam-se de animais e vegetais)
Os cangurus

Os cangurus pertencem ao grupo de mamíferos denominados marsupiais. Recebem esse nome porque seus filhotes nascem antes de seu desenvolvimento completo e se refugiam no marsúpio, uma bolsa protetora no ventre da mãe. O marsúpio tem mamas, pelas quais o pequeno animal se alimenta até completar seu desenvolvimento. A população de marsupiais concentra-se na Austrália, mas alguns animais ainda podem ser encontrados na América do Sul.

 
 
Os placentários

Os mamíferos totalmente vivíparos recebem o nome de placentários. Esse grupo é constituído por aproximadamente cinco mil espécies que colonizaram quase toda a superfície da Terra. Entre os mamíferos marinhos, cabe destacar as baleias, as focas e os golfinhos; e entre os voadores,
os morcegos.
 
Para lembrar:

Os mamíferos que conseguiram se adaptar melhor a vários ambientes são os primatas, entre os quais se encontra o homem. Outros mamíferos terrestres característicos: os roedores, os cavalos, os elefantes, os cervos e os felinos.

Onde vivem os mamíferos

Os mamíferos apresentam uma grande variedade de tamanhos, desde as baleias com mais de 20 metros até os pequeníssimos camundongos de poucos centímetros. É possível encontrar espécies terrestres tanto nas áreas das neves perpétuas quanto nas regiões secas e áridas. As espécies marinhas colonizaram também vários habitats, desde as zonas polares de águas muito frias até as águas tropicais.


Anterior Início